Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > 2017 > Invenção Que Detecta Queda de Idosos é Finalista da 15ª FEBRACE

Invenção Que Detecta Queda de Idosos é Finalista da 15ª FEBRACE

publicado: 29/06/2017 12h04, última modificação: 29/06/2017 12h04

Os estudantes do IFBA Simões Filho, Léa Lisboa, Mayara Lopes e Tiago Carlos estão desenvolvendo um dispositivo capaz de detectar a queda de idosos e alertar familiares ou o serviço de emergência. O projeto foi selecionado como um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece entre os dias 20 e 24 de Março na Universidade de São Paulo (USP).

Link do Projeto na Feira Virtual e Vídeo

A motivação para o trabalho partiu do Professor Paulo Vicente, orientador do projeto: “Meu avô já havia sofrido várias quedas, mas todas sem gravidade. Minha avó teve apenas uma queda, porém fraturou o fêmur e ficou seis meses em reabilitação. Eu pensei que se tivesse um dispositivo capaz de me informar um acidente na casa deles, poderia acionar a emergência ou alguém mais perto pra dar o suporte”, conta.

O desafio foi dado aos jovens integrantes do Clube de Robótica - IFBA Simões Filho. A primeira versão foi o "Carpete Inteligente", apresentado na Mostra de Robótica 2015 e tema do TCC de Wildson Oliveira.  A segunda versão utiliza sensores ultrassonicos instalados no rodapé dos cômodos, apresentado na MNR 2016. A terceira versão é finalista da 15ª FEBRACE.

O objetivo da equipe é ver esse projeto funcionando em escala real, com custo baixo e disponível para qualquer pessoa que deseje monitorar pessoas em situação de risco, sem a invasão de privacidade gerada pela instalação de câmeras de segurança.