Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > 2017 > Ex-Aluna do IFBA SF Vai Fazer Doutorado Nos EUA

Ex-Aluna do IFBA SF Vai Fazer Doutorado Nos EUA

publicado: 08/03/2017 12h04, última modificação: 13/07/2017 15h11

A ex-aluna do curso integrado de metalurgia do IFBA Simões Filho, Roseane Reis, 23 anos, foi aprovada para um doutorado na Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos.

>>> Foto.

Roseane que é moradora da quadra 6, do CIA 1, sempre estudou em escolas públicas, passando por muitas dificuldades. Aos 14 anos, Roseane Reis passou no Processo Seletivo do IFBA e, apesar de feliz pela conquista, enfrentava dificuldades financeiras que a forçaram a começar a trabalhar em regime de meio período. Ela conta que a obrigação de complementar a renda familiar não a fez desistir de estudar ainda mais.

“Qualquer tempo livre que eu tinha, eu estudava. Estudei nas férias, no transporte e até entre uma aula e outra”, relata a jovem. O esforço não foi em vão. Ao fim do seu terceiro ano do Ensino Médio, Roseane já tinha sido premiada em competições nacionais de Física, Astronomia e Química.

Aprovada diversas vezes na Universidade Federal da Bahia (UFBA) para diferentes cursos antes mesmo de ter concluído o Ensino Médio, a estudante acabou optando pelo curso de Física, que começou em 2013. No ano seguinte, a estudante foi selecionada para participar do programa Ciência sem Fronteiras e teve oportunidade de estagiar no Massachussets Institute of Technology (MIT).

Pouco menos de dois anos após a sua volta do Ciência sem Fronteiras, Roseane recebeu a notícia de ter sido aprovada para um doutorado em Biofísica Molecular e Computacional na Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos.“O professor de lá trabalha com pesquisas com os vírus da zika, dengue e chikungunya”, explica a estudante simõesfilhense, que deve retornar aos Estados Unidos em junho deste ano para dar início ao curso de doutorado.

Fonte: Mapele News