Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > 2017 > Curso de Capacitação em PBL
conteúdo

Curso de Capacitação em PBL

publicado: 29/06/2017 12h04, última modificação: 29/06/2017 12h04

Dando prosseguimento ao treinamento dos servidores para a implantação do novo curso de engenharia mecânica – que terá início no segundo semestre – está sendo realizado hoje e amanhã (23 e 24 de março), das 8 h às 18 h, um curso sobre PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), metodologia que será utilizada na graduação.

 O curso é ministrado pelo Prof. Dr. Luis Roberto de Camargo Ribeiro, pesquisador associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-SP), atuando na área de Educação - Ensino/Aprendizagem com métodos e técnicas de ensino, autor de livros e inúmeros artigos sobre a prática do PBL e Engenharia.

“Basicamente, a Aprendizagem Baseada em Problemas inverte o processo de ensino. Tradicionalmente, parte-se de teorias para depois aplicação em problemas e práticas. O PBL parte da análise de situações e problemáticas concretas para depois introduzir a teoria”, explicou Ribeiro.

O diretor do Campus, professor Rui Mota, ressalta o pioneirismo da iniciativa. “O Campus Simões Filho está inovando ao utilizar o PBL na área de engenharia. Somos os primeiros na Bahia a utilizar essa metodologia, que geralmente é aplicada na medicina”.

Coordenador do curso, o professor Esly Marinho, falou sobre a escolha do PBL para o ensino de engenharia. “O PBL é uma metodologia ativa em que o conhecimento prévio dos alunos não é desprezado, e sim utilizado para complementar o aprendizado em sala de aula. Essa é apenas uma dentre diversas vantagens que o método oferece”, ressaltou.

O treinamento é dividido em quatro módulos de quatro horas perfazendo o total de 16 horas. Como a graduação em engenharia mecânica utilizará a abordagem educacional do PBL, é importante que a comunidade tenha acesso à formação inicial sobre essa metodologia. Todos os servidores do campus estão convidados para participar, não apenas o corpo docente.

A coordenadora do Departamento de Ensino (DEPEN), professora Cláudia Cunha, ressalta que esse é mais um curso de formação continuada para a implantação da graduação em engenharia mecânica. A capacitação dos servidores teve início em fevereiro deste ano, quando começou o curso de Solid Edge (ainda em andamento), software de desenho que produz peças em 2D e 3D e será utilizado em sala de aula.

registrado em: