Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > 2017 > Alunos Visitam A CHESF Em Paulo Afonso

Alunos Visitam A CHESF Em Paulo Afonso

publicado: 29/06/2017 12h03, última modificação: 29/06/2017 12h03

Uma comitiva de 22 pessoas – a maioria alunos do 3° ano integrado do curso de mecânica do IFBA Simões Filho – esteve na cidade de Paulo Afonso para uma visita técnica às instalações da Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (CHESF). Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto equipamentos e procedimentos que até então só tinham visto nos laboratórios, em uma das maiores usinas hidroelétricas do Brasil.

>>> Ver fotos

A visita faz parte do plano de curso da disciplina “Manutenção Mecânica e Industrial”, ministrada pelo professor e diretor do campus, professor Rui Mota, que acompanhou os estudantes na viagem de três dias. A estudante Roberta Sacramento disse que ver os equipamentos em escala real deu aos alunos um gosto a mais pelo curso. “Nós olhávamos para aquele maquinário enorme e toda a operação e pensávamos: 'Nós já entendemos um pouco do que se passa aqui'. Isso foi muito estimulante para nós que estamos aprendendo”, disse.

A colega Izabeli Santos contou que a turma foi guiada pelo memorial da CHESF, onde conheceram também a história da usina e da cidade de Paulo Afonso, que tem uma relação umbilical com a hidrelétrica.  “Além de equipamentos como turbinas, rotores, etc. Aprendemos sobre a construção em si, que povoados foram inundados e reconstruídos em outros locais para que a usina pudesse existir”, explicou.