Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > 2017 > Alunos Lançam foguetes experimentais para Olimpíada de Astronomia

Alunos Lançam foguetes experimentais para Olimpíada de Astronomia

publicado: 29/06/2017 12h03, última modificação: 29/06/2017 12h03

Quem passou pelo Campus Simões Filho esta semana se surpreendeu ao ver os alunos lançando foguetes experimentais feitos com garrafas pet. Usando como combustível apenas bicarbonato de sódio e vinagre de cozinha, os estudantes buscam atingir a meta de 120 m de distância de voo. A atividade, coordenada pelo professor de física, Paulo Vicente, faz parte da etapa classificatória da 19ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2016. Os vencedores da prévia receberão certificados e medalhas, em cerimônia a ser realizada no final do ano, no Rio de Janeiro.

>>> Imagens

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) e a MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.

Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.