Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > 2017 > 4ª Feira do Licuri Movimenta o Semiárido Baiano

4ª Feira do Licuri Movimenta o Semiárido Baiano

publicado: 29/06/2017 12h03, última modificação: 29/06/2017 12h03

Ocorrida no ultimo dia 15 de maio no distrito de Uruçu - Mairi /Ba, a 4ª festa do Licuri foi bastante concorrida e animada , organizada pela associação comunitária de Uruçu.

>>> Fotos.

Esta manifestação popular, muito comum nos municípios do semiárido baiano, tem como finalidade preservar as tradições culturais locais, difundindo a preservação e importância da cultura do licuri. Vale ressaltar que o envolvimento da comunidade com a festa, desde a sua organização até o seu fechamento, é uma demonstração clara de compromisso e trabalho coletivo em prol do festejo do licuri.

Cantadores, sambistas de roda, rainha do licuri e quebradores de coco deram um toque especial à festa e escolas da região, com sua gurizada apresentando peças e desfilando, mulheres dançando coco, comidas típicas e doces a base do licuri.

O Instituto Federal da Bahia – Simões Filho esteve presente a festa representado pelo professor e pesquisador Rúi Mota, que teve mais uma vez a oportunidade de mostrar o trabalho de pesquisa realizado com o exocarpo do licuri a toda uma comunidade e as potencialidades  e transformar resíduos em renda, ampliando de forma significativa a cadeia  produtiva do licuri no estado da Bahia.