Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > Notícias - antiga > 2020 > Audiência Pública discute Plano de Contingência do IFBA com os campi Lauro de Freitas e Simões Filho

publicado: 03/08/2020 17h18, última modificação: 04/08/2020 14h28

Ocorreu hoje à tarde (3/08), a Audiência Pública on-line para discussão do Plano de Contingência do Instituto Federal da Bahia Frente à Pandemia do Sars-Cov-2 (Coronavírus), envolvendo os campi Lauro de Freitas e Simões Filho.  Conduziram a apresentação a reitora, Luzia Mota, e o pró-reitor de Ensino (PROEN), Philipe Santana de Carvalho.

O Plano passa por uma série de audiências públicas antes de ser votado pelo Conselho Superior do IFBA, dia 11 de agosto. Se aprovado, dentre outras medidas, o documento cria um precedente para a implantação de uma série de diretrizes, tendo como ponto central a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Foi anunciada previamente a liberação de R$1,5 Mi para a compra de 2 mil tablets; além de 600 pacotes de internet e 75 bolsas de estudo no valor de R$300 (para todos os campi), por tempo determinado, para os alunos que comprovarem necessidade.

Apresentado e discutido entre professores, alunos e técnicos das duas unidades de ensino, a Audiência Pública teve a participação ativa de professores de Simões Filho. Dentre eles: o diretor-Geral do Campus, Esly Marinho, Azly Santana, Rui Mota, Ana Chiara e Fábio Pena. Dúvidas sobre o impacto na carga horária; saúde mental; distribuição de EPIs; preocupação com a disseminação de Fake News; formação específica de docentes para o Ensino à Distância; Trabalhos de Conclusões de Cursos e Estágios foram alguns dos temas abordados. O estudante Matheus falou em nome dos alunos, em defesa dos cursos superiores.