Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > Notícias - antiga > 2019 > APA Joanes-Ipitanga é tema de livro lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente
conteúdo

APA Joanes-Ipitanga é tema de livro lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente

publicado: 05/06/2019 12h30, última modificação: 05/06/2019 13h16

No Dia Mundial do Meio Ambiente, uma publicação é lançada para celebrar a revitalização da Área de Preservação Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga, parte integrante do IFBA Simões Filho. Trata-se do livro fotográfico do diretor-Geral do Campus, professor Rúi Mota: “Por Dentro da Área de Proteção Ambiental Joanes-Ipitanga: Fauna da Área de Preservação Ambiental do IFBA de Simões Filho”.

Mota conta que o livro é fruto de registros fotográficos realizados entre 2010 e 2016, época em que o Campus tomou uma série de medidas contra ações predatórias que vinham pondo em risco espécies da fauna e flora nativas: queimadas, furto de areia e madeira, dentre outros. “Nesses seis anos, plantamos 7.800 mudas em parceria com o Consórcio Bahia Norte, Fábrica de Florestas e Conselho Gestor da APA, do qual sou membro efetivo”, explicou.

Publicado pela Editora Kalango, o livro é a primeira parte de uma trilogia.  A edição lançada hoje traz dezenas de fotos de espécies de animais selvagens: jacaré de papo amarelo, ouriço cacheiro, tamabduá-mirim, raposa do campo, além de cobras e muitas aves que andavam sumidas e retornaram depois da revitalização.

“O livro é a prova de que a mata se regenera e a vida volta a florescer se o espaço for bem preservado”, observou Mota. A APA Joanes-Ipitanga é um dos últimos redutos de Mata Atlântica nativa, sendo responsável por 40% da água potável consumida na Região Metropolitana de Salvador.

 

Sobre a APA Joanes-Ipitanga

 

Decreto de criação: Decreto Estadual nº 7.596 de 5 de junho de 1999

Zoneamento: Resolução CEPRAM nº 2974 de 24 de maio de 2012

Plano de Manejo: Diagnóstico

Importância da APA Joanes-Ipitanga: Proteger os mananciais dos rios Joanes e Ipitanga, importante sistema de abastecimento de água para a Região Metropolitana de Salvador, através do compartilhamento dos seus usos e a ocupação do território com base nas suas características ambientais.

Localização e área: A APA está localizada na Região Metropolitana de Salvador, abrangendo os municípios de Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Salvador e Dias D’Ávila. A APA Joanes-Ipitanga tem uma área total de 64.463

Atributos naturais: A região onde está inserida a APA apresenta clima quente-úmido e abundância de recursos hídricos. As suas belas praias associadas às dunas com vegetação de restinga abrigam espécies da fauna e flora de grande importância ambiental para o equilíbrio ecológico. Os manguezais, ricos em biodiversidade, são encontrados no estuário do Rio Joanes. Na APA são encontrados remanescentes de Mata Atlântica e avifauna bastante representativa.

Essa APA foi criada com o objetivo principal de zelar pela qualidade do manancial de abastecimento e pelas nascentes encontradas na área, já que a água é um bem indispensável à vida,

Aspectos Relevantes:

  1. Praias e lagoas de Busca Vida
  2. Praia de Buraquinho
  3. Praia de Jauá
  4. Dunas de Abrantes e Jauá
  5. Represas de Joanes e Ipitanga
  6. Recantos ecológicos

 

Principais Conflitos Ambientais:

  1. Lançamento de esgotos domésticos nos rios e lagoas.
  2. Ocupação de Áreas de Preservação Permanente: dunas, lagoas, matas ciliares, manguezais, zona de preamar (60 m da maré alta) e margens das represas Joanes e Ipitanga
  3. Extração ilegal de área, arenoso e barro
  4. Depósito irregular de lixo
  5. Desmatamento
  6. Queimadas
  7. Poluição atmosférica

 

registrado em: