Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > Notícias - antiga > 2019 > “AFROIF – Festival de Cinema Negro” promove cultura e reflexão

“AFROIF – Festival de Cinema Negro” promove cultura e reflexão

publicado: 05/12/2019 09h30, última modificação: 05/12/2019 12h33

Acontece durante todo o dia de hoje (5/12) o “AFROIF: Festival de Cinema Negro” – evento do IFBA SF que tem como objetivo promover o debate racial sob o prisma da cultura. Ao todo, serão exibidos 24 curtas-metragens feitos pelos próprios estudantes, além de dois longas que terão como convidados os próprios realizadores. Estão previstos também um desfile de modas e a apresentação da Orquestra Neojibá.

O programa teve início às 9 h, com a exibição de “curtas” produzidos pelos alunos do Campus. À tarde, é a vez das apresentações dos longas-metragens: “Memória Negra”, de Antônio Olavo – mostra seguida de debate com o produtor Abdias Nascimento . O segundo filme é “O Admirável Mundo Novo Baiano”, do diretor Henrique Dantas, que conta a história do icônico grupo musical Os Novos Baianos. O diretor vai conduzir pessoalmente os debates sobre a obra.

O AFROIF Segue à tarde com a exibição de mais curtas dos estudantes, além de um desfile de modas. Às 17 h vai ocorrer a apresentação da orquestra Neojibá. Os trabalhos serão encerrados às 18 h 40 com a mesa-redonda: “Educação X Mídia: Um Olhar Sobre a Negritude”.