Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > Notícias - antiga > 2017 > XI Semana da Consciência Negra
conteúdo

XI Semana da Consciência Negra

publicado: 29/06/2017 12h04, última modificação: 29/06/2017 12h04

A Comissão da XI Semana da Consciência Negra do IFBA/Campus Simões Filho, o/a convida para participar do debate coletivo sobre o tema “Negritude com consciência: revelando as entrelinhas do discurso racista” nos dias 28 de novembro e 21 de dezembro, nesta instituição.

>>> Minicursos

>>> Oficinas

No dia 28 de novembro teremos minicursos e oficinas iniciando às 8h30min e às 14h, respectivamente. No dia 21 de dezembro, poderemos contemplar as apresentações dos trabalhos dos estudantes do ensino médio integrado ao técnico que, este ano, serão em forma de apresentação teatral sobre os “Estereótipos da mulher negra” e uma composição musical cuja letra versará sobre “Apropriação cultural”.

Após uma década de Semana da Consciência Negra no campus IFBA/Simões Filho, o debate voltado para as questões raciais amadureceu sensivelmente. A orientação reprodutivista dos discursos que propagam valores associados à cultura dita hegemônica, notadamente branca e eurocentrada, parece estar sendo abandonada em prol de posturas marcadas pela afirmação positiva das diferenças. Esse avanço é percebido na altivez dos corpos que por aqui transitam, na firmeza dos olhares e nas tantas intervenções críticas frente às práticas de discriminação observadas dentro e fora deste espaço. Por isso, um sonoro “viva” a nossa comunidade!

Porém, a ideologia racista, causa primeira dos valores negativos que a sociedade produz ao pensar o negro, ainda sustenta mecanismos de dominação e promove processos de exclusão já institucionalizados nos diversos setores sociais. Diante disso, pretendemos desnudar e confrontar as desigualdades já inerentes às normas, práticas e atitudes discriminatórias contra o negro, chamando atenção para a urgência de construir uma “negritude” alerta e combativa. 

registrado em: