Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > Notícias - antiga > 2017 > Visita técnica ao Laboratório de Geotecnia da UFBA

Visita técnica ao Laboratório de Geotecnia da UFBA

publicado: 05/10/2017 13h42, última modificação: 05/10/2017 15h49

Na manhã e tarde de ontem ( 04/10 ), os alunos do Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOABM), junto com o professor Msc. Ricardo Kuentzer, do IFBA/Campus Simões Filho, realizaram visita ao laboratório de Geotecnia da escola Politécnica da UFBA, na capital baiana, onde participaram de uma aula expositiva, da disciplina de Ciência do Solo do curso Técnico em Defesa Civil.

A recepção foi feita pelo professor MSc. Luis Edmundo, que deu as boas vindas aos oficiais, passando as atribuições do dia para o Professor Msc. Paulo Burgos e o Sr. Pedro Bessa, chefe do laboratório, que mostraram a importância dos ensaios laboratoriais na mecânica dos solos.

Foram observadas várias amostras de tipos de solos e suas características. Agregando vários conhecimentos fundamentais ao exercício da profissão Bombeiro Militar, uma vez que, o CBMBA atua diretamente em ocorrências de deslizamento e desmoronamentos de terras; sendo o conhecimento da ciência solo, uma parte muito importante para prevenir e atuar nesses tipos de ocorrências.

No final,foi feito um agradecimento em nome da turma e da academia de Bombeiros pela aluna oficial BM Arilma Sampaio Santos “Com essa oportunidade podemos perceber na prática os conhecimentos teóricos. Enfatizado a importância das parcerias entres as instituições."

A visita também possibilitou uma nova agenda com os professores da UFBA e a turma.  "Uma aula de campo, com ênfase em análise de risco como estudo de caso” afirmou o professor Luis Edmundo.

20171004_082656.jpg                20171004_110257.jpg

20171004_085000.jpg             20171004_083422.jpg