Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > Notícias - antiga > 2017 > Simpósio Termina com Debate Sobre Educação dos Povos Indígenas

Simpósio Termina com Debate Sobre Educação dos Povos Indígenas

publicado: 22/09/2017 11h50, última modificação: 22/09/2017 14h29

Terminou hoje pela manhã o Iº Simpósio de Formação Docente, Diversidade e Inclusão na Educação Profissional. Organizado pelo Grupo de Estudos, Formação, Inclusão e Diversidade (GEFID) do campus Simões Filho, o evento teve como objetivo debater o futuro da educação profissional sob uma perspectiva multicultural e multirracial.

O palestrante convidado foi o índio Rafael Truká, filho de lideranças históricas da tribo de mesmo nome. Vestindo um cocar tradicional de sua etnia, Rafael abriu os trabalhos entoando um “canto de Toré” que versa sobre a violência sofrida pelos índios desde a colonização. Estudante de advocacia, ele propôs um modelo de educação para as populações nativas.

“É preciso que se leve em conta que há dois tipos de educação indígena: o primeiro é o ofertado às populações. Esse deve ser definido como um projeto societário de cada povo individualmente, levando em conta suas necessidades, respeitando a autonomia e diversidade de cada população”, disse, “o segundo é a história sobre os povos indígenas, que precisa ser revista, para corrigir distorções e preconceitos históricos ensinados nas escolas”, completou.