Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > Notícias - antiga > 2017 > Ações Ambientais Fazem Animais Silvestres Retornarem à APA
conteúdo

Ações Ambientais Fazem Animais Silvestres Retornarem à APA

publicado: 29/06/2017 12h04, última modificação: 29/06/2017 12h04

O IFBA Simões Filho ganhou um novo morador: um Bicho-Preguiça (Bradypus variegatus) foi encontrado na última semana de julho em uma das árvores do Campus. Ele é mais um animal ameaçado de extinção que retorna ao seu ambiente natural devido às ações da gestão junto ao Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga.

>>> Foto.

O IFBA SF é representado junto ao Conselho pelo diretor-geral, professor Rui Mota, com suplência da professora de biologia, Adriana Lúcio. Desde que assumiram, adotaram ações de prevenção e proteção que vêm atraindo de volta à mata animais que há muito não eram vistos na APA, como tatus, raposas, tamanduás, luíses-cacheiros, camaleões, jacarés, dentre outros.

Além de preservar as reservas naturais que circundam o Campus – com rondas de vigilância e outras ações protetivas – os representantes do IFBA SF atuam ativamente junto ao Conselho. Nos dias 28 e 29 de julho, o professor Rui Mota participou de um curso de capacitação promovido pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEMA).

“Estamos atentos e vigilantes, não só quanto à manutenção do manancial, mas também quanto à conscientização das populações no entorno da APA, para que não despejem esgoto e lixo no local”, explicou Mota. “Não é à toa que esses animais estão retornando ao seu habitat natural depois de anos de degradação e abandono”, concluiu.

registrado em: