Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > 2022 > XV Semana da Consciência Negra do Campus Simões Filho - “Negritude: retratos de uma cor presente” - Dias seis e sete de dezembro

publicado: 22/11/2022 18h25, última modificação: 22/11/2022 18h27

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Simões Filho, promove, dias seis e sete de dezembro, a XV Semana da Consciência Negra (SCN), com o tema “Negritude: retratos de uma cor presente”. De acordo com a coordenadora, profa. Joelma Santos, o objetivo do evento este ano é iluminar o contexto racial da realidade local, focando em pessoas, histórias e cenas cotidianas do Campus Simões Filho.

“Ao propor este tema, buscamos evidenciar o que está aparente e por trás dos corpos e nomes que compõem esta comunidade escolar, marcada pelo grande número e representatividade de pessoas negras. Pretendemos destacar estas experiências raciais, integrando-as em um universo teórico no qual são reconhecidas como legítimas, devidamente valorizadas e, acima de tudo, explicadas dentro de um panorama sócio-histórico local e mundial”, conta Joelma.

A XV SCN 2022 traz uma rica programação com: minicursos cujo objetivo é oferecer a base teórica para pensar as questões raciais; um desfile temático sob a liderança do designer Igor Silva; uma instalação fotográfica produzida pelos estudantes; dez oficinas que envolverão  a comunidade em diversas atividades artísticas e o Sarau da Consciência Negra. No sarau, acontece uma grande mostra que costuma revelar talentos artísticos dos estudantes e servidores (as) em performances de música, poesia, teatro e dança. Para participar, é necessário preencher um formulário sinalizando a linguagem artística de interesse e o formato das apresentações (ver edital aqui). O Sarau acontece no dia sete de dezembro.

A Semana da Consciência Negra é um projeto integrador envolvendo todas as áreas do conhecimento. É obrigatória a participação de todos (as) estudantes matriculados (as) no ensino médio Integrado, sendo facultativa a participação dos estudantes das modalidades subsequente e superior (noturno).