IFBA inaugura laboratórios IFMaker nos campi Simões Filho e Salvador
Por Hélio Rocha
A juventude baiana ganhou mais espaço para criação e desenvolvimento de projetos independentes, em qualquer área. Dia 10 de junho, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inaugurou os laboratórios IFMaker dos campi Salvador e Simões Filho. O primeiro para atender à demanda da capital. Já o segundo vem servir também aos municípios vizinhos da Região Metropolitana, de maneira itinerante.
O polo Salvador/ Simões Filho é o terceiro do Instituto, somando-se às unidades de Eunápolis e Santo Amaro. O IFBA faz parte da Rede Maker (Setec/MEC) desde setembro de 2020, quando venceu nacionalmente ao Edital nº 35/2020. Os laboratórios MAKer chegam com um novo conceito, menos teórico, mais industrial, oferecendo espaços compartilhados para que estudantes coloquem em prática ideias e criações inovadoras, partindo do zero.
Os laboratórios IFMaker oferecem equipamentos de última geração: impressora e scanner 3D, máquina de cortar à laser, kits de robótica e outras ferramentas. O coordenador do curso de Engenharia Mecânica do IFBA Simões Filho, Marcus Vinícius Pascoal, explica: “O espaço é aberto também para a comunidade externa. Para isso, estamos em contato com os órgãos municipais (ver box)”.
Representantes da Secretaria de Educação de Simões Filho visitam laboratório IFMaker
Estiveram presentes à inauguração em Simões Filho, no último dia 10 de junho, representantes da Secretaria municipal de Educação. Na oportunidade, eles conheceram as instalações e sinalizaram o interesse em firmar parcerias, para que o laboratório IFMaker possa servir também aos alunos e alunas da Rede Municipal. Eles foram recebidos pelo diretor-Geral, Esly Marinho, pelo coordenador de engenharia, Marcus Vinicius Pascoal, e pela chefe de Gabinete, Sidinalva Brito dos Santos.
No Campus Simões Filho, o espaço IFMAker está funcionando provisoriamente no Laboratório de Robótica, até que as instalações definitivas sejam concluídas, no início do segundo semestre. O equipamento vai ficar situado no prédio da Graduação.
Representantes do município de Simões Filho em visita ao Laboratório IFMaker do campus