Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notícias > 2021 > Pesquisa sobre Trabalho, Gênero e Educação Profissional busca egressos

Pesquisa sobre Trabalho, Gênero e Educação Profissional busca egressos

publicado: 22/04/2021 15h58, última modificação: 22/04/2021 15h58

A pesquisa sobre Trabalho, Gênero e Educação Profissional tem como objetivo compreender como as dinâmicas e tensões resultantes das relações sociais de gênero atravessam as trajetórias acadêmicas e profissionais de jovens oriundas/os do Ensino Médio Integrado do IFBA e mediam seu acesso a cursos superiores e/ou capacitações posteriores à formação integrada, bem como sua inserção no mundo do trabalho.

Na atual etapa do projeto, a pesquisa busca jovens egressas e egressos do Ensino Médio Integrado no IFBA campus Salvador e Campus Simões Filho para  participar da pesquisa inicialmente através de questionário online e peço a colaboração de vocês encaminhando este email a potenciais participantes da pesquisa.

Podem responder o questionário ( https://forms.gle/c1KA4sTMwCmbirbr7 )  ex-alunas e ex-alunos do IFBA campus Salvador e do Campus Simões Filho, maiores de 18 anos, que tenham concluído todo o curso e já sejam egressos/as diplomados/as, bem como aqueles e aquelas que tenham cursado pelo menos até a última série do Ensino Médio Integrado, considerando o ingresso no curso em qualquer ano a partir de 2006 (no caso do campus Salvador) e a partir de 2007 (no caso do Campus Simões Filho). A pesquisa se concentra em cursos do Ensino Médio Integrado dos eixos de Produção Industrial e Controle e Processos Industriais (tais como Petróleo e Gás, Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Metalurgia, Mecânica e Química, por exemplo).

Pesquisas com egressos guardam desafios específicos, pois os dados escolares em alguns casos estão defasados, especialmente os mais antigos. Dessa forma, conto com a colaboração de coordenadores/as e ex-coordenadores/as de cursos, bem como de servidores e setores que mantenham algum tipo de contato com egressos/as na divulgação deste convite.

Através do link a seguir https://forms.gle/c1KA4sTMwCmbirbr7 o/a egresso/a terá acesso à leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e ao questionário, que tem tempo médio de resposta de 7 minutos. Esse questionário pretende levantar algumas características dos participantes da pesquisa ao tempo que permite identificar o grupo menor que fará parte da etapa de entrevistas.

A referida pesquisa é desenvolvida por mim, Fabiana Freitas Costa, com orientação de Dr.ª Iracema Brandão (Docente no PPGCS-UFBA), e foi aprovada pelo Comitê de Ética da Escola de Enfermagem da UFBA e pelo Comitê de Ética do IFBA - Instituição Coparticipante.

Agradeço antecipadamente a sua atenção e a sua disponibilidade! Fico à disposição.

Grande abraço,

Fabiana Freitas Costa