“Todos os dias depois de hoje” – Um ensaio entre a Filosofia e a Literatura
Por Hélio Rocha
O professor Dr. em Filosofia, Rodrigo Araújo, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Simões Filho, lançou essa semana seu primeiro livro: “Todos os dias depois de hoje” (Ed. Segundo Selo). O trabalho transita entre a Filosofia e a Literatura, em 35 notas ensaísticas inspiradas na filha, Malu, que hoje, aos sete anos, assina também as ilustrações da obra.
Rodrigo explica que o livro teve início com a notícia da gravidez da mulher. Sem ter nada planejado, começou a reunir notas que ia escrevendo sobre as descobertas da paternidade: “Da perplexidade de trazer uma nova vida ao mundo”. Cinco anos depois, as notas estavam compiladas e prontas para publicação.
O livro também pode ser descrito como um diário de bordo das inúmeras mudanças que a família realizou. “Como eu me preparava para cursar o doutorado no exterior, foram muitas despedidas de amigos e familiares, entre o Brasil, Portugal e a Espanha”, conta.
A tese de doutorado em Linguagem do professor tem reflexo direto na publicação, já que o autor registra as perguntas fundamentais de Malu ao longo dos primeiros anos da infância. Com a curiosidade que o olhar infantil lança sobre as coisas e os nomes em diferentes idiomas.