Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notas e Comunicados - antiga > 2020 > Nota da Direção: Cancelamento do ano letivo é fake news

Nota da Direção: Cancelamento do ano letivo é fake news

publicado: 10/07/2020 17h07, última modificação: 18/09/2020 16h39

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS DE SIMÕES FILHO

Atenção comunidade!!!

10 de julho de 2020

Após a live ocorrida em 09.07.20 da Reitoria, com a presença da Reitora, Professora Luzia Mota, do Pró Reitor de Ensino, Prof. Phillipe Murilo e da Assistente Social Cacilda Reis, Chefe do Departamento de Assuntos Estudantis, com o tema “Ações para a retomada segura”, foram divulgadas algumas fake news sobre o cancelamento do ano letivo. Por isso, achamos importante esclarecer que a informação de cancelamento do ano letivo não procede. Ao contrário, após novas orientações legais do MEC - Ministério da Educação, CNE - Conselho Nacional de Educação e CONIF - Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, estamos em fase de pesquisa para a organização do nosso retorno de forma segura. Essa atitude não é apenas realizada pelo IFBA, mas por todas as instituições federais e estaduais da Bahia, que também estão com as atividades acadêmicas presenciais suspensas. Como nossa instituição está submetida às orientações vindas desses órgãos, informamos que só na segunda quinzena do mês de junho, recebemos novas orientações e após organização interna, estamos nessa fase de busca por informações que possam nos dar as condições necessárias para todos os estudantes conseguirem ter uma educação de qualidade. No momento, estamos aplicando um formulário pesquisa para termos um diagnóstico e sabermos a real dimensão do acesso à internet e à aparelhos digitais dos nossos estudantes e também, possibilitar capacitação dos nossos servidores, para, a partir daí, planejarmos nossas atividades. Segundo a reitora do IFBA, Luzia Mota, "o objetivo do questionário é levantar informações e realizar diagnósticos para o* planejamento das atividades para curto e médio prazo, sejam elas não presenciais ou presenciais *- *que levem em consideração os obstáculos que precisam ser superados, notadamente acerca das particularidades de cada campus e das localidade onde estão inseridos* - e ainda, de mapear as demandas de investimentos necessários que visem garantir a segurança dos servidores e dos estudantes." (Ofício 190/2020/Gabinete Reitoria). Vale salientar que desde a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, o instituto está produzindo coletivamente diretrizes e documentos norteadores que versam sobre a reorganização das atividades acadêmicas. Além disso, os comitês geral e locais de enfrentamento à COVID-19 estão produzindo protocolos adequados à realidade institucional.

Aproveitamos para reforçar a importância da participação efetiva no preenchimento do formulário de pesquisa, enviado para as turmas e publicado no site (Link:http://gg.gg/ke3la), pois essas informações serão necessárias para termos um panorama do nosso campus para, a partir daí, planejarmos as atividades coletivamente.

Qualquer dúvida, acesse os canais oficiais por meio dos contatos no link https://portal.ifba.edu.br/simoes-filho/imagens-campus-simoes-filho/Relacaodoscontatosinstitucionais.pdf

Direção Geral do IFBA Simões Filho