Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notas e Comunicados > 2021 > RECADASTRAMENTO ANUAL PARA PROVA DE VIDA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS
conteúdo

RECADASTRAMENTO ANUAL PARA PROVA DE VIDA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

publicado: 14/09/2021 10h57, última modificação: 14/09/2021 10h57

COMUNICADO 07/DEQUAV/2021

Em 14/09/21

 

 

RECADASTRAMENTO ANUAL PARA A PROVA DE VIDA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

 

 

A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e ocorre uma vez por ano. Devem fazer a prova de vida os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano.

 

Lembramos que a realização da Prova de Vida voltou a ser exigida, e o prazo está chegando ao fim: você tem até 30 de setembro de 2021 para realizar a Prova de Vida referente ao ano de 2020 e ao período de janeiro a junho de 2021, caso não tenha realizado a comprovação de vida durante o período de suspensão.

 

Para provar que está vivo, o beneficiário pode, por exemplo, utilizar uma das seguintes opções:

 

- Prova de Vida Digital ou

- Comparecer presencialmente, munido de documento de identificação com foto, a qualquer agência bancária do banco onde recebe o pagamento.

 

 

Para a Prova de Vida Digital, o beneficiário precisa:

- Ter a biometria (identificação digital) cadastrada no TSE ou no Denatran; e

- Ter instalado em seu celular os aplicativos SouGov.br e MeuGov.br.

 

O procedimento será iniciado pelo SouGov.br e, em seguida, deverá ser realizada a validação facial no aplicativo MeuGov.br. Todas as etapas serão indicadas na tela do celular. Depois, o beneficiário deverá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo SouGov.br.

 

Independente do canal em que foi realizada da comprovação de vida, o beneficiário pode acompanhar a situação no aplicativo SouGov.br. Além disso, pode obter o comprovante e receber notificações para lembrar o prazo para realização da Prova de Vida.

 

 

Departamento de Qualidade de Vida – DEQUAV

Diretoria de Gestão de Pessoas – DGP/ Reitoria