Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Notas e Comunicados > 2021 > Nota – Por unanimidade, Consup rejeita proposta do MEC de desmembrar o IFBA

Nota – Por unanimidade, Consup rejeita proposta do MEC de desmembrar o IFBA

publicado: 21/09/2021 09h35, última modificação: 21/09/2021 09h35

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), rejeitou por unanimidade a proposta do Ministério da Educação de desmembramento do IFBA, apresentada pelo MEC no último dia 30 de agosto em reunião para a qual foram convocados(as) reitores(as) de Institutos Federais, entre eles, a reitora do IFBA, Luzia Mota. A proposta apresentada pelo Ministério da Educação prevê a “criação” de 10 novos Institutos Federais, a partir do “reordenamento” das instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal de EPTC). A votação no Consup foi realizada na última sexta-feira (17), durante a 7ª Reunião Extraordinária do Órgão.

As(os) conselheiras (os) manifestaram seus votos após fazerem uma análise técnica e acadêmica sobre a proposta de reordenamento, que considera a possibilidade de criação de mais dez Institutos no âmbito da Rede Federal, e contempla a indicação da criação de um terceiro Instituto Federal no sul da Bahia (IFSUL da Bahia), apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) ao IFBA na referida reunião, realizada de forma presencial, na sede do MEC, em Brasília, com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o secretário da Secretaria de Educação Tecnológica do MEC (Setec-MEC), Tomás Dias Sant Ana e equipe.

A decisão do Consup é convergente com o posicionamento predominante na comunidade do IFBA, ouvida por meio de duas audiências públicas, através de uma consulta pública que contou com a participação de 1.080 pessoas, além de reuniões realizadas em todos os 22 campi do Instituto. As reuniões foram organizadas pelas respectivas Direções Gerais e pelo Conselho de Campus das unidades de ensino.

Leia mais: Nota – Por unanimidade, Consup rejeita proposta do MEC de desmembrar o IFBA — IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Instituto Federal da Bahia