Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Menu Extensão > Serviços
conteúdo

Serviços

publicado: 12/09/2019 16h07, última modificação: 13/09/2019 12h03

A Extensão

A extensão é um processo educativo, cultural e científico que, articulada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, deve intensificar a relação entre a instituição e a comunidade externa. Compreende um conjunto de atividades que articula os saberes (acadêmico, científico e tecnológico), o conhecimento tácito e a realidade socioeconômica e cultural da sociedade ao qual está inserido. A extensão deve beneficiar a consolidação e o fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal.

É parte da formação acadêmica do estudante e se materializa através de cursos, programas, projetos e eventos, que ampliam a vivência e extrapolam a sala de aula.

Atribuições da Proex

De acordo com o Art. 216 do Regimento Geral do IFBA, as ações de extensão constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar a relação transformadora entre o Instituto Federal da Bahia e a sociedade.

O Art. 217 esclarece que as atividades de extensão têm como objetivo apoiar o desenvolvimento social através da oferta de cursos e realização de projetos específicos, além de ter como propósito divulgar conhecimentos tecnológicos à comunidade.

O § 2° do Art. 217 explica que as atividades de extensão poderão ocorrer na forma de serviços, programas culturais, consultorias, cursos, treinamentos, assessorias, transferência de tecnologias, auditorias e ações similares, visando à integração do Instituto Federal da Bahia com segmentos da Sociedade.

Fonte: Regimento Geral do IFBA, aprovado pela Resolução nº 26 do CONSUP, de 27.06.2013.

Atribuições da Coordenação de Extensão do IFBA/SF

✓ Representar o IFBA nos foros específicos da área, quando se fizer necessário;

✓ Divulgar editais na área;

✓ Caracterizar áreas, perfis e competências no Campus, com potencial para desenvolvimento de projetos cooperados;

✓ Prospectar e coordenar projetos de interesse institucional na área de Extensão;

✓ Incentivar o desenvolvimento de programações científicas, artísticas, culturais, sociais e desportivas, envolvendo a Comunidade do Campus;

✓ Buscar financiamento para viabilizar recursos para execução das atividades de Extensão;

✓ Fomentar relações de intercâmbio e acordos de cooperação com instituições regionais, nacionais e internacionais;

✓ Promover atividades de Extensão que garantam o desenvolvimento da extensão como espaço privilegiado para a democratização da cultura, do conhecimento científico e tecnológico;

✓ Atuar no planejamento estratégico e operacional com vistas a promover a definição das prioridades na área de Extensão do Campus;

✓ Manter o acompanhamento e controle dos projetos, convênios e das atividades de extensão desenvolvidas no âmbito do Campus;

✓ Fomentar e apoiar a elaboração e submissão de projetos em editais de órgãos de promoção de ações de extensão acadêmica;

✓ Coordenar, fomentar e apoiar a elaboração e submissão de projetos e convênios entre o IFBA e instituições e empresas;

✓ Desenvolver mecanismos de controle para a gestão dos projetos cooperados;

✓ Assessorar a elaboração de convênios;

✓ Coordenar, sistematizar e monitorar os convênios desenvolvidos no Campus;

✓ Realizar outras atividades correlatas e afins.

Serviços que Extensão do IFBA/SF Oferece à Sociedade

Projeto – conjunto de atividades processuais contínuas, de caráter educacional, social, cultural, científico ou tecnológico com objetivo específico e prazo determinado (no mínimo, três meses), podendo ser ou não vinculado a um programa.

Curso – ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejado para atender às necessidades da sociedade, visando ao desenvolvimento, à atualização e ao aperfeiçoamento de conhecimento, com critérios de avaliação definidos. Divide-se em:

✓ Curso Livre de Extensão – cursos com carga horária mínima de 8 horas e inferior a 40 horas;

✓ Curso Formação Inicial e Continuada (FIC) – cursos com carga horária igual ou superior a 160 horas para Formação Inicial e, no mínimo, 40 horas para formação continuada.

O IFBA desenvolve as ações de extensão a partir das dimensões:

➢ programa,

➢ projeto,

➢ curso,

➢ evento,

➢ prestação de serviços,

➢ produção e publicação, compreendidas como:

I. Programa de Extensão: conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino, de ação continuada, de caráter orgânico institucional, voltados a um objetivo comum, envolvendo a participação de discentes e sendo executado a médio e longo prazo.

II. Projeto de Extensão: conjunto de atividades processuais contínuas (mínimo de três meses), de caráter educativo, social, cultural, político,

artístico, esportivo, científico ou tecnológico com objetivos específicos e prazo determinado que pode ser vinculado ou não a um programa, envolvendo a participação de discentes e sendo executado a curto e médio prazo.

III. Curso de Extensão: é uma ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial e/ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, para atender as necessidades da sociedade, visando o desenvolvimento, a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos, com carga horária e critérios de avaliação definidos.

Os cursos estão classificados como:

• minicurso,

• curso livre,

• curso de qualificação profissional ou de formação inicial e continuada (FIC/Extensão), na modalidade presencial e à distância e aperfeiçoamento, a saber:

IV. Evento: é uma ação pontual de divulgação do conhecimento ou produto cultural, artístico, científico, filosófico, político e tecnológico desenvolvido ou reconhecido pela Instituição, que implica na apresentação e/ou exibição de pública e livre, ou direcionada a clientela específica, com o envolvimento da comunidade externa, que pode ou não integrar programas e/ou projetos de extensão.

V. Prestação de Serviços: é a realização de trabalho ou atividade que dão respostas às necessidades específicas da sociedade e do mundo do trabalho, tais como consultorias, laudos técnicos e assessorias, vinculadas às áreas de atuação da instituição, e que prioriza iniciativas de diminuição das desigualdades sociais, de transferência do conhecimento gerado e instalado na Instituição.

VI. Produção e Publicações de Extensão: constituem-se em produtos acadêmicos e publicações que instrumentalizam ou são decorrentes das

ações de extensão, para a difusão e divulgação cultural, artística, científica, filosófica, política, científica e tecnológica.

Exemplos já trabalhados no IFBA/SF nos anos de 2017 a 2019:

• Curso de extensão de Espanhol

• Curso de Libras Básico

• Utilização de grupos da comunidade local do ginásio para atividades esportivas e de lazer

• Curso Pré-IFBA

• Educação pelo esporte

• Mostra Cultural do Instituto

• Programa Bombeiro Mirim Com Arte

• I ENCONECTA 2018 e II ENCONECTA 2019

• Projetos de saúde, nutrição, uso de novas tecnologias, indústria 4.0, empreendedorismo, desenvolvimento sustentável, meio ambiente e atividades sobre gêneros e sexualidades, entre outros.