Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Menu Ensino > Setores > Nutrição
conteúdo

Nutrição

por Valter de Carvalho Dias publicado 03/08/2020 17h30, última modificação 03/08/2020 17h31

O setor de Nutrição é responsável pelo planejamento e acompanhamento das ações nutricionais do Campus, cujas ações são exercidas segundo a RESOLUÇÃO CFN Nº 358/2005 que dispõe sobre as atribuições do Nutricionista no âmbito do Programa de Alimentação Escolar (PAE) e dá outras providências. Dentre outras atribuições presentes na RESOLUÇÃO CFN Nº 358/2005 e desenvolvidas no setor estão programar, elaborar e avaliar os cardápios, visando:

  • Adequar às faixas etárias e aos perfis epidemiológicos das populações atendidas;
  • Calcular os parâmetros nutricionais para atendimento da clientela com base em recomendações nutricionais, avaliação nutricional e necessidades nutricionais específicas, definindo a quantidade e qualidade dos alimentos, obedecendo aos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ);
  • Planejar, orientar e supervisionar as atividades de seleção, compra, armazenamento, produção e distribuição dos alimentos, zelando pela qualidade e conservação dos produtos, observadas sempre as boas práticas higiênicas e sanitárias;
  • Estimular a identificação de crianças portadoras de patologias e deficiências associadas à nutrição, para que recebam o atendimento adequado no PAE.



Nutricionista:
Tâmara Paixão de Oliveira

Horários de Atendimento:
Segunda à sexta das 07:00h às 16:00h
E-mail: tamara.oliveira@ifba.edu.br ou gov.simoesfilho@gmail.com
Telefone: 3295-5624

Equipe:

  • Andréia Cardoso de Araújo
  • Maria do Socorro Dias de Melo
  • Maria Herminia M. dos Santos França
  • Marilda Santos de Souza
  • Valdinéia Pereira Borges


Funcionamento do refeitório:

O refeitório é um setor ligado ao Serviço de Nutrição (SENUT) e tem como missão produzir e disponibilizar aos alunos merenda escolar de qualidade, a qual atenda as necessidades nutricionais básicas dos discentes matriculados no IFBA Campus Simões Filho.

Informações básicas do funcionamento:

O refeitório oferecerá o serviço distribuição da merenda escolar em três horários, os quais seguem abaixo:

  • Manhã: 10h: 20min ás 10h: 40min
  • Tarde: 14h: 20min ás 14h: 40min
  • Noite: 18h: 00min ás 18h: 40min

 

  1. O acesso ao refeitório será através de fila única, por ordem de chegada dos usuários.
  2. A merenda escolar servida no instituto é de acesso universal, mas a prioridade sempre será os discentes dos respectivos turnos matriculados, seguido pelos alunos do turno oposto.
  3. O cardápio, produzido pela nutricionista, será aficionado no mural do refeitório sempre as segundas-feiras pela manhã, antes da distribuição do primeiro horário da merenda escolar.
  4. A refeição do dia será igual em todos os turnos.
  5. Após o finalizar a refeição, os utensílios disponibilizados deverão ser devolvidos ao refeitório.
  6. Não será permitido usar mochilas, cadeiras e/ou similares para marcar ou guardar lugar na fila de acesso ao refeitório.