Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Artigos até 2018 > Professora de Simões Filho tem artigo aprovado no Japão

Professora de Simões Filho tem artigo aprovado no Japão

publicado: 29/06/2017 12h02, última modificação: 29/06/2017 12h02

A professora do curso técnico em petróleo e gás, nas modalidades integrada e subsequente, do campus Simões Filho, Camila Ribeiro de Oliveira, teve um artigo aprovado na Sétima Conferência de Tóquio sobre o avançado Catalítico Ciência e Tecnologia (TOCAT7).

o artigo Al-MCM-41 catalysts in the flash pyrolysis of eucalyptus (Avaliação catalítica na reação de pirólise flash do eucalipto) aprovado na The Seventh Tokyo Conference on Advanced Catalytic Science and Technology , que acontece de 1º a 6 de junho, em Kyoto, no Japão.

De acordo com Camila, o artigo trata da produção do catalisador mesoporoso Al-MCM-41 para avaliação na reação de pirólise flash, que consiste na conversão termoquímica da biomassa caracterizada pela degradação térmica (craqueamento) e resulta na produção de uma fase gasosa, líquida (bio-óleo) e sólida (carvão). A biomassa escolhida foi o eucalipto em cavacos com o objetivo de aumentar o aproveitamento dos resíduos industriais produzidos no Brasil.

Como benefício para a sociedade, Camila explica que a biomassa é uma rica fonte energética de origem vegetal que pode contribuir para suprir as necessidades no futuro. Também enumera algumas razões pelo aumento de interesse pela bioenergia: “maior reconhecimento de seu papel atual e potencial futuro como combustível moderno; a sua disponibilidade, versatilidade e sustentabilidade; seus benefícios ambientais globais e locais; e as oportunidades na produção de desenvolvimento econômico”.

Este artigo é fruto do trabalho realizado no laboratório de catálise e polímeros, do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação da professora Soraia Teixeira Brandão