Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Artigos até 2018 > Novo Sietema de Webmail
conteúdo

Novo Sietema de Webmail

publicado: 29/06/2017 12h03, última modificação: 29/06/2017 12h03

A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) colocou no ar nesta segunda-feira, dia 6/10, a ferramenta Zimbra, um software livre que funciona como suíte de colaboração com várias funcionalidades – entre elas, a de webmail. Com a instalação do Zimbra, o antigo webmail institucional não será mais usado.
A nova ferramenta, apresentada pela DGTI, é fruto de investimentos que o Instituto Federal da Bahia (IFBA) tem feito em equipamentos e sistemas com o objetivo de fornecer serviços de maior qualidade, desempenho e confiabilidade aos usuários.


Além de substituir o atual sistema de correio eletrônico institucional (@ifba.edu.br), o serviço incorpora novas funcionalidades integrando as principais facilidades do e-mail com compartilhamento de documentos, gerenciamento de contatos, calendário e tarefas, entre outras.

Migração
O processo de migração das quase 8 mil contas de e-mail existentes foi iniciado em agosto deste ano. Para concluir o processo de implantação do novo sistema foi necessária uma parada programada no ambiente, no período de 02 a 05/10, para migração das mensagens do sistema atual para o novo. As mensagens armazenadas no servidor do sistema atual foram migradas e estão acessíveis no novo ambiente. Além disso, todas as mensagens recebidas durante a parada programada foram entregues a seus destinatários.
Embora seja possível acessar o novo ambiente através de clientes de e-mail, é preferível e recomendado que todo o acesso seja realizado através da Web (http://webmail.ifba.edu.br), pois um conjunto de funcionalidades importantes (agenda, porta-arquivos, etc.) só estará presente nessa interface.

Mais que um webmail
O Zimbra possui várias funções além do webmail. Pode-se criar agenda, catálogo de contatos, lista de tarefas (que pode ser compartilhada com colegas) e compartilhar arquivos por meio da função “porta-arquivos”, que funciona como o Dropbox, por exemplo – o usuário pode fazer o upload de arquivos cujo acesso é aberto a outros usuários.
Como webmail, o Zimbra permite encontrar endereços de e-mail do IFBA com facilidade. Se o usuário digitar “Maria”, por exemplo, no campo onde vai preencher o e-mail para o qual quer enviar a mensagem, todas as opções de e-mail de servidoras chamadas Marias aparecem para o usuário escolher. A indexação das mensagens também permite encontrar com facilidade mensagens antigas com a ferramenta de busca.

Como usar
A DGTI disponibilizou em sua página (www.dgti.ifba.edu.br/node/33) um guia de uso da função webmail do Zimbra.
Mais esclarecimentos podem ser obtidos através do Departamento de Redes e Telecomunicações da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DRT/DGTI), pelo telefone 2102-9424 ou pelo e-mail suporte@ifba.edu.br.

registrado em: