Você está aqui: Página Inicial > Campus Simões Filho > Artigos até 2018 > Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

publicado: 29/06/2017 12h03, última modificação: 29/06/2017 12h03

05 de junho, dia mundial do meio ambiente, dia de reflexão dos nossos atos e atitudes para com o planeta e o futuro de toda a humanidade.

As agressões se dar tanto de forma lenta e gradual como de forma intensa e vão deste atos despretensiosos como jogar um copo ou outro objeto nas ruas ,como as nuvens negras das chaminés alimentadas por carvão. Hoje vemos cheias de rios devastando cidades o( Mad Madeira), secas mais prolongadas que as de costumes,falta água( Cantareira de volume morto, rapidamente passou a reserva técnica), mais desastres naturais etc. Perguntamos o que você realmente faz além de ter um discurso engajado? Esta em curso o projeto de transposição do nosso maior rio nacional, o S. Francisco, que clama por revitalização e recuperação de toda a sua calha ( anêmico não deve doar sangue), o Paraguaçu depois de pedra do cavalo nunca mais foi o mesmo, tornou-se um rio salgado até Cachoeira e o Joanes –Ipitanga, que abastece 45% da região metropolitana de Salvador,já perceberam como ele passa depois da ponte da Vital Brasil,parece um esgotão, e logo após os a nascente no fundo do nosso instituto. E é em nosso instituto que esta localizada uma parte da apa que leva o nome joanes – ipitanga, local com uma flora nativa de Mata atlântica ,agredida por queimadas ,retirada ilegal de madeira e areia,mas aonde pode-se ver um Alandí ,uma Sucupira ,Murici,Biriba,Pau Paraíba, sem contar com as Jaqueiras,Mangabeiras,Ingazeiras entre outras e uma fauna em processo de revitalização , com diversos pássaros canoros como Sabiá, canário da terra, cardeal , chorão ,papa-capim etc e aves exóticas como o bico de lacre, a alma de gato e a aracuã, sem contar com os gaviões e corujas,temos ainda diversos tipos de cobras,aranhas,borboletas,raposas,tamanduá,teiú,camaleão,tatu etc, além do pardal e do calango, é claro. Vale a pena conhecer, fica o convite.