Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > Projetos de Estudantes do IFBA Campus Seabra são destaques na Maratona Territórios do Brasil

por Campus Seabra publicado 10/06/2021 19h43, última modificação 10/06/2021 19h43

Por Léia Novaes e Elaine Cristina

Entre os dias 21 e 23/05/2021, a Universidade Federal de Sergipe – Campus Sertão e o Instituto Federal Baiano realizaram, de forma online, a Maratona Territórios do Brasil, com o objetivo de estimular a prática da ciência, tecnologia e inovação. O evento reuniu estudantes, professores e empreendedores para resolverem desafios em torno de propostas que pudessem potencializar, especialmente, micro e pequenas empresas da região norte-nordeste, atingidas pela pandemia do Covid-19. Estudantes do campus Seabra marcaram presença no evento, apresentando ideias inovadoras e de relevante importância social, científica e tecnológica, obtendo lugar de destaque entre as equipes participantes.

O aplicativo CCL TuriBike, apresentado pela equipe formada pelos estudantes Caio Sales Souza e Laila Ises dos Santos Silva, matriculados no curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFBA Campus Seabra, e pelo estudante Claiver Maciel de Souza, egresso do mesmo curso, conquistou o 4º lugar na classificação geral e o 2º lugar na categoria Turismo Comunitário. Até dezembro deste ano, a equipe deverá receber assessoria do Sebrae para acelerar o projeto, além da divulgação da solução proposta pelos realizadores do evento e, ainda, um prêmio em dinheiro.

Constituído como proposta de solução ao turismo de base comunitária, compatível ao território da Chapada Diamantina, o CCL TuriBike foi pensado e desenvolvido para incluir comunidades tradicionais entre os atrativos do país. Com o aplicativo, as comunidades poderão criar rotas utilizando o sistema de geolocalização, para marcação de circuitos e adicionar ao aplicativo para realizar vendas de pacotes cicloturísticos, aproveitando, dessa forma, o grande potencial turístico da microrregião.

Também se destacaram na categoria Turismo Comunitário a equipe 052: Guia Digital do Turismo Comunitário da Chapada Diamantina e a equipe 57: Asa Branca, conquistando a 4ª e 6ª colocação, respectivamente. A primeira equipe foi formada pelos estudantes Ane Carolina Sá Teles, Rose Clara Vieira, Ruan Lopes, Suzanike de Souza e Wênio Silva, enquanto que fizeram parte da segunda equipe os estudantes Ana Thayse Silva, Iury Araújo, Jacinara Lima, Marcondes Nascimento e Naiara Nascimento.

A participação na Maratona Territórios do Brasil proporcionou aos estudantes do Campus Seabra experiências que vão além do reconhecimento, do aporte profissional que ajudará a elevar ainda mais a ideia e do valor em dinheiro que receberão como prêmio, como ressaltam Laila Ises e Caio Sales.

Integrante da equipe 26, Laila Ises relata que foi sua primeira maratona e considera ser essa uma experiência única. A estudante destaca que “foi tudo muito corrido, uma adrenalina enquanto turbilhões de ideias passavam pela sua cabeça, mas vale a pena cada processo. Essa maratona nos permitiu ver um lado empreendedor e inovador que não temos tanto acesso e querer fazer algo que visa o enriquecimento social e cultural dá um gás para que tudo dê certo”

Laila também expressou seu sentimento em relação ao resultado conquistado pela equipe: “Foi uma tremenda felicidade. Em momentos você se sente incapaz, mas ao ver seu projeto entre os melhores faz com que a gente enxergue o quão merecedores somos. Gratidão é a palavra certa”, declarou a participante.

Essa também é a primeira participação do estudante Caio Sales em uma maratona, que declarou ter sido uma experiência enriquecedora. “Participar do evento nos proporcionou vivenciar inúmeros desafios e adquirir muito conhecimento. Apesar da correria e do fato de ter sido minha primeira participação em uma maratona, senti que consegui encarar desafios como esses, que nos preparam para a vida. Muito incrível.”

Quanto ao sentimento de ver o projeto entre os 7 melhores no evento, Caio lembra “ver que nossa ideia estava entre as 7 melhores foi muito gratificante. Todo nosso esforço sendo validado foi recompensador demais. Ficamos muito felizes”, declarou com entusiasmo o estudante.

Com informações de Servidores/as e estudantes do IFBA Seabra e site do evento.

registrado em: Campus Seabra