Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > Projeto de extensão do IFBA Câmpus Seabra lança guia educativo de combate às Fake News
conteúdo

Projeto de extensão do IFBA Câmpus Seabra lança guia educativo de combate às Fake News

por Campus Seabra publicado 01/09/2020 16h56, última modificação 01/09/2020 17h01

   A pandemia do novo coronavírus trouxe à sociedade desafios maiores do que os imaginados. São mais de 120 mil mortes no Brasil e ainda não há uma vacina. Em meio a um quadro temeroso, na contramão de combate a Covid-19, outros problemas surgiram. É preciso enfrentar a disseminação de Fake News (Notícias Falsas) que tem se alastrado na internet.

   Para auxiliar nesse processo, a equipe do projeto de extensão ‘Checker News: combatendo a perpetuação das notícias falsas na internet sobre a Covid-19’ lançou um guia educativo de combate às Fake News. A publicação está disponível para acesso na página de Divulgação Científica do Instagram @fisica_contextualizada e deve ser amplamente disseminada junto à comunidade interna e externa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Seabra com intenção de auxiliá-la a enfrentar os novos desafios no cenário adverso da pandemia.

   O guia tem por objetivo principal informar as medidas de combate às Fake News que deverão ser adotadas para identificar a veracidade de uma notícia. Em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as fake news só têm aumentado e existem muitas informações incorretas. A desinformação torna as pessoas mais vulneráveis à doença e espalha o medo e a estigmatização, além de promover caos e histeria. Portanto, é importante estar apto a realizar análise crítica das matérias disponíveis na rede.

                           

                    Fig. 01 - Imagem da capa do Guia Educativo de Combate às Fake News em Tempos de COVID-19.

                               

                    Fig. 02 - Imagem interna do Guia Educativo de Combate às Fake News em Tempos de COVID-19.

   Conforme seu texto de apresentação, a utilização do documento “visa contribuir de forma a oferecer à comunidade de instruções sobre o que é Fake News e como identificá-las”.

   Convida-se a sociedade a, de maneira solidária, assumir mais um grande desafio: agir de forma responsável e consciente priorizando o conhecimento científico. Que esse cenário pandêmico seja enfrentado com responsabilidade, avaliando criticamente o que é verdadeiro e o que é falso tendo como crivo a ciência, para o nosso bem e o bem da coletividade.

   Compartilhe esse guia com seus amigos e familiares. Vamos juntos combater às Fake News!

   Acesse o documento em formato eletrônico (e-book) e fique atento às orientações de segurança no ambiente de trabalho. Visite a página de Divulgação Científica @fisica_contextualizada e acompanhe as novidades.

   Equipe: Rafaelle Souza (coordenadora do projeto), Laura Rodrigues, Raiane Brandão e Styves Miranda (extensionistas).

registrado em: Seabra - Notícias 2020