Projeto de estudantes do campus Seabra (IFBA) conquista prêmio na FEBRACE 2022
O(A)s estudantes Laura Rodrigues, Raiane Brandão, Styves Barros e a professora orientadora Rafaelle Silva formam contemplado(a)s com o Prêmio “Defesa civil do Estado de São Paulo” pela apresentação do projeto “Dispositivo de detecção de incêndios para áreas de preservação ambiental”.
Segundo os membros da equipe, o objetivo desse projeto foi construir um dispositivo que detecta o aumento crescente da concentração de monóxido de carbono (CO) no ar e notifica o órgão responsável pela fiscalização de uma área de preservação ambiental. A pesquisa tem como justificativa a prática da queima proposital de vegetação que tem levado a muitos incêndios em grande escala e difíceis de serem controlados, o que causa enormes danos à natureza.
A ideia é, com a utilização do Arduino, elaborar um dispositivo autossustentável, por meio do uso de placa solar e bateria de lítio para fazê-lo funcionar dia e noite, de detecção precoce de incêndios. Esse dispositivo serve para monitorar áreas de preservação ambiental e foi testado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia.
Para comunicação de um possível incêndio, o dispositivo detecta o aumento crescente do CO e, por meio do módulo wireless NRF24L01 conectado à placa do Arduino, envia para a central de controle o valor da concentração de CO no ar. A contribuição deste dispositivo repousa no processo inovador adotado através de um sistema de informação associado à prototipagem eletrônica de hardware livre com finalidade de melhorar o monitoramento e agilizar o combate de incêndios.
Entre os resultados, destacou-se a iniciativa de criar meios de maior controle sobre os incêndios das áreas de preservação ambiental, buscando evitar grandes perdas na natureza, bem como evidenciou-se à comunidade iniciativas de prevenção e combate a incêndios.
Mais informações:
A FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), que tem entre outros objetivos estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
Para saber mais acesse:
https://febrace.org.br/sobre/o-que-e-a-febrace/
Com informações do site da FEBRACE e da equipe do projeto.