Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > Processo Seletivo será gratuito e por análise de histórico escolar

Processo Seletivo será gratuito e por análise de histórico escolar

por Campus Seabra publicado 10/03/2021 18h38, última modificação 11/05/2021 11h08

Foto da Fachada - Guarita - Campus Seabra

Com a pandemia do coronavírus e a suspensão das atividades presenciais, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) fará a seleção de seu processo seletivo para os cursos técnicos de forma gratuita, virtual e com base na análise do histórico escolar dos estudantes. Conforme editais publicados pela instituição no dia 15 de fevereiro, a oferta é de 2.997 vagas para a Bahia.

As inscrições começaram a ser realizadas no dia 22 de fevereiro e seguem abertas até o dia 16 de abril, através do site http://www.selecao.ifba.edu.br (clique aqui). “A inscrição será gratuita para garantir que nesse momento de crise os estudantes em qualquer lugar da Bahia possam se inscrever para os nossos cursos”, explica a reitora Luzia Mota.

Em Seabra, foi disponibilizado um total de 144 vagas para os cursos técnicos profissionais de Informática e Meio Ambiente, na forma Integrada (Ensino Médio junto ao Técnico), com duração de 04 anos, distribuídas da seguinte forma: 36 vagas para o curso de Informática (Matutino), 36 vagas para o curso de Informática (vespertino) , 36 vagas para o curso de Meio Ambiente (matutino) e 36 vagas para o curso de Meio Ambiente (vespertino).

Quanto às notas, para os Cursos Integrados a análise será correspondente ao 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.

Para realizar a inscrição, o estudante interessado que ainda não tiver obtido o histórico escolar poderá, excepcionalmente, apresentar declaração de histórico escolar assinada pelo responsável pela escola, conforme modelo disponível no edital, ou “atestado escolar” onde constem as notas e o nome completo do candidato (em papel timbrado, carimbado e assinado pelo responsável da escola) ou o conjunto dos boletins (em papel timbrado, carimbado e assinado pela escola). No entanto, no momento da matrícula, o histórico será obrigatório.

É importante ressaltar que o Ifba reservará 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública, com critérios socioeconômicos (subdivididos entre renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e renda bruta familiar superior a 1,5 salário-mínimo per capita) e étnico-raciais (candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas). Também há reserva de vagas para candidatos com deficiência.

Confira o edital de seleção para cursos técnicos integrados do IFBA no ProSel 2021 no link seguir: https://portal.ifba.edu.br/processoseletivo2021/edital/editais/edital-prosel-2021-integrado.pdf

Na próxima semana, no dia 17/03 (quarta-feira), às 18h, o campus Seabra fará uma live para apresentar à comunidade elementos importantes acerca da seleção 2021, que ganhou um novo formato em decorrência da pandemia de COVID-19. O momento contará com a participação de Nelson Costa, Diretor Geral, Laura Neta, Diretora Acadêmica, e da docente Jeovângela Ribeiro, Coordenadora Local do PROSEL 2021. A mediação ficará por conta da servidora Elaine Cristina Santos, que está atuando na divulgação do processo seletivo.

Link para o canal de YouTube do campus: https://youtube.com/c/ifbacampusseabra

Não percam essa oportunidade de saber mais sobre o processo e esclarecer possíveis dúvidas, aguardamos a todo(a)s.

registrado em: Campus Seabra