Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > Lançamento de E-book “Desconstruindo o Charlatanismo Quântico”
conteúdo

Lançamento de E-book “Desconstruindo o Charlatanismo Quântico”

por Campus Seabra publicado 15/09/2021 12h57, última modificação 15/09/2021 12h57

Por Rafaelle Souza

 

Na segunda-feira, 13/09, foi realizado o lançamento do E-book “Desconstruindo o Charlatanismo Quântico” de autoria do estudante do curso técnico de Informática Styves Barros Miranda e da professora de Física Rafaelle da Silva Souza, do Campus Seabra. O lançamento ocorreu no Instagram @fisica_contextualizada, perfil de divulgação científica mantido pelos pesquisadores.
 
O E-book é uma cartilha com orientações para reconhecer o charlatanismo quântico - práticas que fazem uso equivocado e/ou malicioso e apresentam riscos à sociedade. O objetivo é explicar com linguagem acessível para o leitor comum a Física Quântica e os conceitos fundamentais, discutindo a partir de exemplos e de forma dinâmica que se trata de um ramo na Física que estuda sistemas físicos cujas dimensões são subatômicas (muito pequenas).
 
Trata-se de um produto de pesquisa de Iniciação Científica vinculado ao projeto Práticas Charlatães na Chapada Diamantina-BA: discutindo o invisível e conceitos fundamentais da Física Quântica aprovado no Edital nº 02/2020/PRPGI/IFBA de 13 de janeiro de 2020. Para o E-book, os pesquisadores contaram também com o apoio da Biblioteca do Campus na solicitação da ficha catalográfica.

A cartilha já está disponível no perfil do Instagram. Desconstruindo o Charlatanismo Quântico é o segundo E-book produzido pelos pesquisadores. O primeiro foi o Guia Educativo de combate às Fake News em tempos de Covid-19, também disponível no perfil. Para acesso direto, clique em https://linktr.ee/fisicacontextualizada

registrado em: Campus Seabra