Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > Estudantes do Campus Seabra conquistam medalha de prata em Concurso Latinoamericano de Projetos e recebem credencial para a Febrace

por Campus Seabra publicado 19/11/2020 10h37, última modificação 19/11/2020 10h37

Representando a Bahia, estudantes do IFBA campus Seabra conquistaram uma medalha de prata no Concurso Latinoamericano de Projetos em Ciência e Tecnologia que reuniu jovens engajados em projetos de interesse social. A exposição aconteceu entre os dias 09 e 13 de novembro de forma remota com sede em Santa Catarina, em evento realizado com organização da Sociedade Latinoamericana de Ciência e Tecnologia Aplicada A.C. (SOLACYT), apoiado pelo concurso internacional de projetos de informática (INFOMATRIX) e a organização Iberoamericana de Ciências.

A INFOMATRIX Brasil foi criada para que alunos desde a educação básica até a universidade apresentem seus projetos científicos e tecnológicos e possam ser avaliados por um comitê científico nos quais lhes oportunizarão reconhecimentos, bem como experiências marcantes no contexto científico e cultural.

O projeto que conquistou a premiação foi o já conhecido projeto de extensão Checker News: Combatendo a perpetuação das notícias falsas na internet sobre a Covid-19, orientado pela professora Rafaelle Souza e realizado pelas estudantes Raiane Brandão e Laura Rodrigues e o estudante Styves Miranda do curso de informática.

O projeto Checker News foi selecionado juntamente com mais de 80 trabalhos e foi apresentado de forma remota juntamente com outros finalistas para uma banca avaliadora.

A apresentação foi um sucesso e rendeu uma medalha de prata, bem como uma credencial para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

A FEBRACE é um movimento continuo para estimular uma cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo na Educação Básica brasileira, por meio da indução à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas. Em 2021, em sua 19ª edição ocorrerá com mostra virtual no período de 15 a 27 de março do próximo ano.

Antes da Infomatrix, o projeto foi apresentado em alguns outros eventos científicos: Na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), virtualmente, entre os dias 18 e 31 de outubro; na 3ª Feira de Ciências do Agreste Pernambucano (FCAP) na qual o projeto Checker News recebeu uma Menção Honrosa, que aconteceu virtualmente nos dias 28, 29 e 30 de outubro; e por fim, na Ciencia Jovem, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de novembro. A realização desses eventos reforça importância do investimento em Pesquisa e Desenvolvimento e oportunizam, todos os anos, a alunos e professores a oportunidade de apresentar projetos científicos das formas mais variadas além de estimular o interesse para o fazer científico.

Com toda essa repercussão positiva, os planos da equipe englobam ainda o desenvolvimento de um aplicativo de checagem de informação, projeto aprovado no Edital nº 06/2020/PROEN/IFBA de Seleção de Projetos de Ensino – 2020/2021 que visa a Educação Científica em tempos de Fake News com o objetivo de estimular a aprendizagem por meio de um software educativo interativo.

Parabéns equipe! Rumo a FEBRACE!

Para saber mais sobre esse projeto e outras ações relacionadas a ciência e tecnologia, acompanhe o perfil  do instagram @fisica_contextualizada

registrado em: Seabra - Notícias 2020