Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > Docente e Estudante do IFBA Campus Seabra têm artigo publicado pela revista Science And Knowledge in Focus.

por Campus Seabra publicado 16/06/2021 15h24, última modificação 18/06/2021 15h25
O trabalho apresenta uma experiência de divulgação científica com objetivo de mitigar as consequências da veiculação de notícias falsas durante a pandemia da COVID-19 no Brasil.

Por Ediléia Novaes

Revisão de Elaine Cristina

O Checker News, projeto desenvolvido com o objetivo de combater notícias falsas sobre a Pandemia do COVID-19 que circulam nas redes sociais, rende mais uma publicação, o artigo Divulgação Científica para combater notícias falsas sobre a COVID-19: Um projeto de extensão do Instituto Federal da Bahia, publicado pela revista eletrônica Science And Knowledge in Focus, de iniciativa de Rafaelle Souza, professora da disciplina de Física, que contou com a participação de Raiane Brandão, estudante e pesquisadora vinculada ao projeto.

A publicação trata-se de um recorte do projeto CHECKER NEWS, com base nos dados das primeiras semanas de sua execução. No artigo, as autoras destacam a importância do conhecimento científico para refutar informações falsas que se propagam pelas redes sociais, causando graves consequências à sociedade, sobretudo nesse momento de crise aguda pandêmica causada pela COVID-19. “Enquanto professora de Física, reconheço a importância de compreender a ciência. O conhecimento científico permite à humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, avanços na saúde, alimentação, energia e outros. Em tempos pandêmicos, essa compreensão se torna ainda mais urgente”, ressalta Rafaelle.

Além do artigo publicado, os/as integrantes do projeto, a professora Rafaelle Souza e os/as estudantes do IFBA campus Seabra Laura Rodrigues, Raiane Brandão e Styves Miranda já contam com outro trabalho relacionado à mesma pesquisa, ainda mais completo, publicado na Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação (RECITE). “É uma grande honra ter artigos publicados com o meu nome e poder ser referência para alguém no futuro”, diz Raiane.

Mas as conquistas da equipe não se resumem às publicações em revistas reconhecidas entre a comunidade científica. O Projeto CHECKER NEWS rendeu-lhes outras participações e reconhecimentos. “Sem nem me dar conta já tínhamos participado de seis feiras de ciência, fomos premiados com o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (FEBRACE), além de sermos convidados a dar entrevista para a rádio nacional e termos artigos publicados, tudo isso graças a esse projeto incrível que busca levar conhecimento às pessoas”, destaca a estudante Raiane.

“Meu desejo é que mais jovens despertem esse interesse e vejam quão gratificante é compreender cientificamente o mundo que estamos inseridos”, finaliza Rafaelle.

Acesse  aqui o artigo completo.

Com informações da docente Rafaelle Souza e da Estudante Raiane Brandão.

registrado em: Campus Seabra