Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > Diretora do Campus Seabra defende tese de doutorado sobre cotas
conteúdo

Notícias

Diretora do Campus Seabra defende tese de doutorado sobre cotas

publicado: 15/07/2013 08h00, última modificação: 15/04/2017 01h11

 A professora Norma de Oliveira, Diretora Geral do Campus de Seabra defendeu a sua tese de doutorado MODELOS MISTOS E COTAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO IFBA.

O trabalho orientado pelo professor Dr. Júlio Sílvio de Souza Bueno Filho numa parceria entre o Instituto Federal da Bahia e Universidade Federal de Lavras, tem como objetivo fazer uma análise em torno do acesso ao ensino superior no Brasil especialmente “por meio da reserva de vagas e pelo uso de sistemas de cotas nas universidades e instituições de ensino superior públicas brasileiras”.

A tese que faz um recorte histórico acerca da implantação da Lei 12.711/2012 introduz reflexões sobre os sistemas de cotas adotados pelas instituições e observa que estes não consideram os indivíduos desse processo com as suas singularidades.

Nesse sentido, a Professora Norma propõe um modelo de análise para o sistema de cotas em que os envolvidos são entendidos como sujeitos históricos. Quanto ao modelo, professora ressalta em seu texto que:

“O modelo proposto contempla o mérito individual do candidato (a correlação entre o modelo proposto e o resultado pela nota direta foi ρ=0,85) e ao mesmo tempo satisfaz aos critérios das cotas atualmente existentes. O modelo proposto é de fácil implementação e permite adaptações como a seleção diretamente por meio dos exames regulares das notas escolares.”

A tese foi defendida dia 14/06/2013 no Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador.

registrado em: