Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > Conheça o projeto de pesquisa "A Educação Científica no Ensino Médio Integrado: um estudo de caso a partir dos PPC´s do IFBA – Campus Seabra"
conteúdo

Conheça o projeto de pesquisa "A Educação Científica no Ensino Médio Integrado: um estudo de caso a partir dos PPC´s do IFBA – Campus Seabra"

por Campus Seabra publicado 09/12/2020 13h22, última modificação 09/12/2020 13h23

Idealizado pelo docente de história do campus, Homero Gomes de Andrade, o projeto de pesquisa "A Educação Científica no Ensino Médio Integrado: um estudo de caso a partir dos PPC´s do IFBA – Campus Seabra" tem como objetivo principal "ofertar ao campus uma análise crítica e fundamentada e que tenha o referencial de contribuir no planejamento dos processos educacionais para a comunidade do Campus Seabra".

Atualmente, o projeto se encontra em etapa de coleta de dados das percepções de docentes do campus por meio do formulário do link a seguir, até o final do mês de dezembro / 2020, contribua preenchendo o formulário!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfx4pAaSJ1K_TnySzxETaPlJgEDdUtsjW_W3tGrr5lpwm3_2A/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

---

Resumo do projeto:

A Educação Científica no Ensino Médio Integrado: um estudo de caso a partir dos PPC´s do IFBA – Campus Seabra é um projeto de pesquisa que tem no compromisso educacional e social os seus pilares. Por compromisso social entendemos que é o retorno à Instituição de nossa responsabilidade com o bem público em aplicar a formação do processo de doutoramento, e por contribuição educacional, ofertar uma possibilidade de inovação em processos educacionais, através da educação científica. Nossa pesquisa consiste em analisar os atuais PPC´s de cursos médio integrado ofertados no IFBA – Campus Seabra e cruzar os dados com as percepções docentes, que serão realizadas através de questionários. As referências teóricas serão os conceitos de educação científica de Sasseron (2008) e Pataca (2019) e sobre complexidade de Morin (2013). A metodologia será pautada através das técnicas do Estudo de Caso (Yin, 2015) e da Pesquisa Social (MINAYO, 2016) de abordagens e análises qualitativas. Nosso objetivo principal será ofertar ao campus uma análise crítica e fundamentada e que tenha o referencial de contribuir no planejamento dos processos educacionais para a comunidade do Campus Seabra. Como objetivos secundários específicos ensejamos contribuir para subsidiar inovações aos PPC´s de curso, a ressignificação dos processos educacionais através da educação científica e contribuir para formulação de práticas educacionais que tenham a multidisciplinaridade e a complexidade como elemento teórico de formulação e prático de execução.

---

Acesse o documento com mais detalhes sobre o projeto de pesquisa:

https://portal.ifba.edu.br/seabra/documentos/pesquisa/proj_pesquisa_2020_a-educacao-cientifica-no-ensino-medio-integrado.pdf/view

 

registrado em: Seabra - Notícias 2020