Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > Conheça informações iniciais sobre o projeto “Kit Enfrentamento Pandemia: Trazendo Alento, Informação e Incentivo à Agricultura Familiar na Chapada Diamantina”
conteúdo

Conheça informações iniciais sobre o projeto “Kit Enfrentamento Pandemia: Trazendo Alento, Informação e Incentivo à Agricultura Familiar na Chapada Diamantina”

por Campus Seabra publicado 28/07/2020 18h57, última modificação 28/07/2020 18h57

O projeto “KIT ENFRENTAMENTO PANDEMIA: TRAZENDO ALENTO, INFORMAÇÃO E INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR NA CHAPADA DIAMANTINA” surgiu a partir das vivências e resultados de outros projetos já desenvolvidos no IFBA Campus Seabra, onde se discutiram temas como Gênero e Sexualidade (projeto Ubuntu: diálogos sobre Gênero e Diversidade Sexual nos espaços escolares e nas comunidades tradicionais de Seabra) e Agroecologia e Produção Orgânica (projeto NEA: Rede Agroecológica: Implantação do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Chapada Diamantina, Bahia-Brasil), onde foram evidenciadas as atividades culturais, econômicas, organizacionais e ancestrais das comunidades do Território de Identidade da Chapada Diamantina (TICD), sobretudo nas comunidades rurais de Seabra.

O projeto surge no contexto da pandemia de COVID-19, que impôs condições de isolamento social com paralisação e alteração da rotina da população em geral, trazendo impactos de várias ordens: sociais, econômicos, culturais, sanitários, educacionais, psíquicos, entre outros.

Dessa forma, o projeto “KIT ENFRENTAMENTO PANDEMIA: TRAZENDO ALENTO, INFORMAÇÃO E INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR NA CHAPADA DIAMANTINA” objetiva o diálogo entre sociedade civil, IFBA Campus Seabra e Instituições relacionadas à Agricultura Familiar e comunidades rurais do município, incentivando, através da construção do Kit Enfrentamento, o escoamento dos produtos da agricultura familiar de base orgânica e o aquecimento do comércio local, inspirando toda a sociedade local a ações que priorizem o coletivo e a solidariedade.

O Kit Enfrentamento é formado por alimentos não-perecíveis, que serão adquiridos no comércio local e de produtos frescos, adquiridos da agricultura familiar e orgânica das comunidades rurais de Seabra, em parceria com o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Seabra (STTR) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS). Além dos itens alimentícios, serão adicionados também itens de higiene (álcool e água sanitária).

Para que o Kit Enfrentamento possa ampliar sua ação, estamos elaborando uma cartilha informativa com dados sobre o SARS-COVID-19 e a pandemia e sobre a Violência Doméstica, incluindo informações práticas, como quais órgãos/telefones/contatos procurar em situações emergenciais.

Completando nossa ação informativa e educacional, está sendo realizada uma campanha de doação de livros didáticos e paradidáticos, que serão adicionados nos Kits. Foram estabelecidos três pontos de coleta na sede de Seabra: Comercial Santana, Mercado Soares e Feira Livre.

Ampla divulgação nas redes sociais tem sido feita pela equipe de estudantes, elaborando “cards” de divulgação, ampliando a dimensão educacional e formativa do projeto junto ao corpo discente participante desse projeto.

O grande diferencial desse projeto é, de um lado, congregar, em sua equipe, lideranças de associações rurais, do STTR e do CDMS, estreitando os laços entre o Campus Seabra e população seabrense, e de outro, permitir o intercâmbio entre discentes atuais e discentes egressas, aproximando diferentes públicos e fortalecendo a construção da identidade estudantil em nosso Campus.

Os Kits serão distribuídos para famílias rurais que estejam em vulnerabilidade socioeconômica, sendo indicadas pelas próprias lideranças comunitárias, juntamente com o CMDS e o STTR, permitindo efetividade e rapidez nos resultados esperados.

Nossa equipe diversificada, com pessoas de diferentes perfis e de diferentes realidades (entidades civis, associações comunitárias, discentes atuais, discentes egressas, docente) tem se reunido de maneira remota todas as semanas, desde maio de 2020, trabalhando para que possamos formar não apenas uma cesta de alimentos, mas contribuir, sobretudo, para o acolhimento das famílias que precisam mais, nesse momento delicado.

Com essas ações simples e diretas, esperamos inspirar outras entidades e movimentos para que possam também se mobilizar, seja se juntando a nós nesse projeto, seja elaborando projetos similares, criando uma verdadeira corrente de solidariedade, fazendo valer o jargão “ninguém solta a mão de ninguém”!

 

 

registrado em: Seabra - Notícias 2020