Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > Discentes do curso de Informática do campus são selecionado(a)s para eventos científicos nacionais
conteúdo

Discentes do curso de Informática do campus são selecionado(a)s para eventos científicos nacionais

por Campus Seabra publicado 18/09/2020 11h48, última modificação 18/09/2020 11h56

    Neste ano, com suspensão de aulas e o enfrentamento de uma pandemia, alunos do curso de informática do IFBA campus Seabra podem se orgulhar de seus feitos. Com o desenvolvimento do projeto de extensão CHECKER NEWS, executado inicialmente pela estudante Raiane Brandão sob orientação da professora de Física do campus Rafaelle Souza e, depois, com a agregação de mais dois estudantes Laura Rodrigues e Styves Miranda, a equipe tem tido êxito no processo de divulgação científica. O projeto foi selecionado para apresentação em três eventos científicos.

    A equipe do projeto “CHECKER NEWS: COMBATENDO A PERPETUAÇÃO DAS NOTÍCIAS FALSAS NA INTERNET SOBRE A COVID-19” entende que a divulgação científica tem um papel importante para que a população adquira conhecimento sobre ciência e conheça o quanto ela está presente em seu entorno. Assim, uma das maneiras de ampliar este conhecimento é participar atividades para divulgar a ciência. E com o intuito de ampliar o alcance, foi realizada as inscrições nos diferentes eventos científicos nacionais.

    Neste mês foram divulgadas as listas de trabalhos selecionados para serrem exibidos no Salão UFRGS Jovem, na FENECIT e na FEBIC. O projeto CHECKER NEWS marca presença representando o IFBA campus Seabra, bem como o estado da Bahia.

Sobre o Salão

                     

    O Salão UFRGS Jovem, evento que integra o Salão UFRGS, é uma atividade de cunho científico, tecnológico e cultural que promove a interlocução entre os alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a comunidade em geral, a partir da exposição das pesquisas desenvolvidas no ambiente educacional.

    O objetivo é mostrar o que estamos fazendo de forma digital com objetivo o diálogo, divulgação, a aprendizagem e a troca de experiências entre acadêmicos – discentes, técnico-administrativos e docentes - comunidade e público do Salão UFRGS que resultem em qualificação da formação na Universidade.

    A divulgação dos trabalhos acontece essa semana de 14 a 18 de setembro. Para acessar a apresentação dos estudantes: http://www.ufrgs.br/propesq1/ufrgsjovem2020/buscador/

Sobre a FENECIT

                     

    A FENECIT – Teve sua primeira edição no ano de 2005 no município de Camaragibe – PE. Foi inspirada no movimento de feiras de iniciação científica para o Ensino Básico no Brasil, movimento esse liderado pela FEBRACE- Feira Brasileira de Ciências e Engenharia- USP- SP; MOSTRATEC – RS e CIÊNCIA JOVEM- PE. A partir de sua quinta edição a FENECIT tem ampliado sua aceitação para projetos de todas as regiões do país. O objetivo é despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar.

    A FENECIT acontece entre os dias 24 a 28 de novembro em Recife-PE. O projeto CHECKER NEWS é um entre os oito trabalhos que irão representar o estado da Bahia.

Para saber mais acesse: https://fenecit.org/

Sobre a FEBIC

                     

    A FEBIC- Feira Brasileira de Iniciação Científica é uma realização do Instituto Brasileiro de Iniciação Científica – IBIC, localizado na cidade de Jaraguá do Sul – SC, em parceria com instituições governamentais e privadas e seus colaboradores.

    A FEBIC tem por objetivo geral incentivar o interesse pela pesquisa científica, fomentando a leitura, a escrita e a oralidade, promovendo a criatividade, o espírito inovador, o uso de novas tecnologias, o comportamento sustentável, o empreendedorismo e o conhecimento, por meio da alfabetização e da iniciação científica.

    O evento acontece virtualmente entre os dias 18 e 31 de outubro. Todos os trabalhos inscritos terão seus vídeos exibidos em sala virtual com a presença de avaliadores e presença obrigatória dos alunos pesquisadores. Os horários de apresentação serão pré-definidos pela equipe de avaliação da FEBIC e divulgados na semana que antecede o evento. Mais informações em: https://www.febic.com.br/index.html

Para saber mais sobre o projeto acesse: @fisica_contextualizada

registrado em: Seabra - Notícias 2020