Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Notícias > Notícias Campus Seabra > 2022 > Estudantes de Seabra têm aula técnica no município de Palmeiras
conteúdo

Estudantes de Seabra têm aula técnica no município de Palmeiras

publicado: 06/10/2022 13h51, última modificação: 06/10/2022 13h51

Os alunos do quarto ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Seabra participaram de uma visita técnica ao município de Palmeiras, no último dia 23. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a região e ampliar os conhecimentos sobre impactos e monitoramento ambiental, ecoturismo e educação ambiental.

Foram visitados locais importantes para o ecoturismo e economia da região. A programação teve início com uma visita à Associação Casa de Maria, local no qual são realizadas atividades educativas e ambientais com mulheres e jovens da região. Em seguida, o grupo seguiu para conhecer o empreendimento Doces D’Afra, compreendendo a importância do beneficiamento do licuri na produção de doces diversos e no fortalecimento da economia local. Para fechar a manhã, foi feita uma visita ao Morro do Pai Inácio, cartão postal de um dos pontos mais bonitos e conhecidos da Chapada Diamantina. À tarde, o grupo conheceu o Parque Municipal do Riachinho, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Grupo Ambientalista de Palmeiras (GAP), com o qual tiveram uma aula sobre reciclagem de lixo, percebendo que essa pode ser uma solução viável economicamente e ambientalmente correta.

Os professores Lúcio Veimrober Jr., Lucas Miranda e Rômulo Meira foram os responsáveis pela organização da aula. Para o professor Lúcio, que é da área de Meio Ambiente, “a visita possibilitou relevante subsídio para o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Tópicos em Turismo, Relatório Técnico Ambiental, Geografia e Geoprocessamento. Certamente, trouxe benefícios importantes no que tange à efetivação prática dos conteúdos abordados em sala de aula, além de oportunizar aos discentes conhecer ações de educação socioambiental e compreender o inestimável valor das belezas naturais para os povos da Chapada Diamantina”.”.

A estudante Ana Cláudia Silva dos Santos, relatou que “a aula de campo foi de fundamental importância, já que envolveu o contato e a observação de diversos fatores ligados ao curso de Meio Ambiente. Todos os lugares nos quais fomos contribuíram para o enriquecimento da nossa bagagem acadêmica, deixando-nos com o gostinho de querer conhecer todas as outras riquezas da Chapada”.