Estudantes de Seabra têm aula técnica no município de Palmeiras
Os alunos do quarto ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Seabra participaram de uma visita técnica ao município de Palmeiras, no último dia 23. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a região e ampliar os conhecimentos sobre impactos e monitoramento ambiental, ecoturismo e educação ambiental.
Foram visitados locais importantes para o ecoturismo e economia da região. A programação teve início com uma visita à Associação Casa de Maria, local no qual são realizadas atividades educativas e ambientais com mulheres e jovens da região. Em seguida, o grupo seguiu para conhecer o empreendimento Doces D’Afra, compreendendo a importância do beneficiamento do licuri na produção de doces diversos e no fortalecimento da economia local. Para fechar a manhã, foi feita uma visita ao Morro do Pai Inácio, cartão postal de um dos pontos mais bonitos e conhecidos da Chapada Diamantina. À tarde, o grupo conheceu o Parque Municipal do Riachinho, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Grupo Ambientalista de Palmeiras (GAP), com o qual tiveram uma aula sobre reciclagem de lixo, percebendo que essa pode ser uma solução viável economicamente e ambientalmente correta.
Os professores Lúcio Veimrober Jr., Lucas Miranda e Rômulo Meira foram os responsáveis pela organização da aula. Para o professor Lúcio, que é da área de Meio Ambiente, “a visita possibilitou relevante subsídio para o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Tópicos em Turismo, Relatório Técnico Ambiental, Geografia e Geoprocessamento. Certamente, trouxe benefícios importantes no que tange à efetivação prática dos conteúdos abordados em sala de aula, além de oportunizar aos discentes conhecer ações de educação socioambiental e compreender o inestimável valor das belezas naturais para os povos da Chapada Diamantina”.”.
A estudante Ana Cláudia Silva dos Santos, relatou que “a aula de campo foi de fundamental importância, já que envolveu o contato e a observação de diversos fatores ligados ao curso de Meio Ambiente. Todos os lugares nos quais fomos contribuíram para o enriquecimento da nossa bagagem acadêmica, deixando-nos com o gostinho de querer conhecer todas as outras riquezas da Chapada”.