IFBA Seabra terá seu primeiro curso de Nível Superior em 2026
Projeto do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior, com oferta de vagas no primeiro semestre de 2026.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) do Instituto Federal da Bahia (IFBA) aprovou, por unanimidade, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Seabra, com início confirmado para o primeiro semestre letivo de 2026. A aprovação marca um momento histórico para a unidade: este será o primeiro curso de nível superior presencial ofertado pelo IFBA na cidade.
Trajetória e Gestão
O processo de implantação do curso teve início formal em 11 de agosto de 2024. A implantação de um curso superior foi definida como uma das ações prioritárias da gestão da Diretora Geral Laura Neta Dias do Sacramento, logo após sua posse em abril de 2024.
A iniciativa busca atender a uma demanda crescente da região da Chapada Diamantina por qualificação profissional de nível superior, especialmente na área de tecnologia, setor que apresenta uma crescente demanda por profissionais qualificados para atuar no mundo do trabalho.
Oportunidade para a Comunidade
O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma graduação de nível superior totalmente gratuita. O perfil proposto reafirma o compromisso do IFBA com uma formação crítica, interdisciplinar e alinhada às demandas contemporâneas da educação profissional e tecnológica, integrando teoria e prática e promovendo o desenvolvimento de conhecimentos técnicos, práticos, empreendedores e socioambientais. O curso prepara profissionais capazes de atuar eticamente, inovar e contribuir para a transformação da realidade em que estão inseridos.
A comunidade interessada deve ficar atenta aos canais oficiais do IFBA Seabra para informações sobre o processo de ingresso – forma de acesso e o período de inscrição. O IFBA Campus Seabra aguarda você!
