Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Extensão > Programa de extensão > Mulheres Mil
conteúdo

MULHERES MIL

Mulheres Mil.png

Resultado da parceria firmada entre o Brasil e o Canadá, o programa Mulheres Mil foi implantando em 2012 no Campus Seabra do IFBA com o objetivo de oferecer qualificação profissional e cidadã para mulheres, a partir de 18 anos, com ensino fundamental completo ou em conclusão, moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano e integrantes do Território de Cidadania. A seleção consistiu na aplicação de questionário socioeconômico e entrevista domiciliar, realizadas durante visitas às localidades e reuniões com entidades civis populares.

Entre as formações ofertadas, estiveram artesanato e sustentabilidade; técnicas de reciclagem e empreendedorismo; processamento de alimentos derivados da mandioca. Ao todo, quase 200 mulheres dos povoados Tenda, Baixãozinho (quilombola) e Barro Vermelho, ao lado dos municípios de Brota de Macaúbas e Souto Soares, receberam certificação, até o final de 2014, quando as últimas atividades foram finalizadas no campus.

Com carga horária de 180h, as formações têm, em média, duração de quatro meses, com disciplinas específicas e gerais, voltadas para diferentes áreas de conhecimento, como língua portuguesa, matemática, informática, relações interpessoais, cidadania e direito da mulher, economia solidária, segurança, saúde e primeiros socorros, meio ambiente e sustentabilidade.

Mulheres Mil faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo governo federal. Implantado inicialmente em 2007 como projeto-piloto em 13 estados das regiões Norte e Nordeste do país, por meio de parceria com colleges canadenses, já contribuiu com a formação de mais de mil mulheres, nas áreas de turismo e hospitalidade, gastronomia, artesanato, confecção e processamento de alimentos.

 

 

 

IFBA SEABRA