Você está aqui: Página Inicial > Campus Seabra > Atividades remotas de ensino do Campus Seabra são validadas pelo CONSUP
conteúdo

Atividades remotas de ensino do Campus Seabra são validadas pelo CONSUP

por Campus Seabra publicado 01/07/2020 12h36, última modificação 01/07/2020 12h36
atividades remotas Campus Seabra CONSUP

É com imensa alegria que comunicamos à nossa comunidade a validação das atividades de ensino remotas realizadas pelo Campus Seabra com o objetivo de finalizar o calendário letivo 2019, em reunião do Conselho Superior do IFBA - CONSUP, em 01/07.

Essa validação, que em muitos momentos se apresentou tão incerta, só foi possível graças a uma intensa organização, que expôs uma proposta construída coletivamente, com o empenho dos servidores e servidoras em garantir as condições estruturais e pedagógicas necessárias para que todos/as os/as estudantes fossem incluídos/as e pudessem realizar as atividades.

O empenho desprendido na efetivação da proposta estava norteado por uma preocupação que nos inquietava: evitar um possível retrocesso no processo de aprendizagem dos/as estudantes que seriam submetidos/as a um longo período sem atividades educacionais regulares para finalização do calendário letivo 2019, já bastante comprometido por uma série de dificuldades enfrentadas pelo Campus.

Diante do trabalho desenvolvido em um contexto em que o mundo enfrenta uma pandemia que nos faz perpassar momentos de intensa instabilidade e incerteza, registramos nossos mais sinceros agradecimentos a toda a comunidade, em especial:

Aos membros do Comitê Local de Prevenção a COVID-19 pela agilidade em esboçar uma proposta de trabalho para ser apresentada à comunidade;

Às Coordenações de Curso pelo empenho na sistematização da proposta, na organização da plataforma de ensino e no cuidado em responder às demandas de docentes e discentes;

À Diretoria Acadêmica pelo empenho na mobilização dos envolvidos, pela sensibilidade e atenção no trato das mais variadas demandas surgidas no decorrer do processo e pela dedicação e comprometimento na condução das ações visando a validação das atividades;

À COTEP pela celeridade com a qual viabilizou, através da assistência estudantil, o acesso à internet e equipamentos aos/às estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e pelo zelo no acompanhamento realizado aos/às discentes em parceria com a Assistente de Alunos;

Ao NAPNE pela estruturação de uma proposta de atendimento e acompanhamento aos/às estudantes com necessidades específicas, comprometida com a continuidade dos conhecimentos e o desenvolvimento das suas potencialidades;

À Comissão de Acompanhamento, que semanalmente se reunia com a finalidade de identificar entraves na implementação da proposta e (re)planejar/antecipar ações, orientações e instrumentos de acompanhamento e avaliação do percurso;

Aos/Às docentes pela disponibilidade em construir novos saberes para efetivar um ensino de forma remota, mesmo com as dúvidas e as incertezas que o novo nos apresentava, e pela partilha constante desses conhecimentos com os/as colegas;     

Aos/Às discentes que, mesmo com o desconforto de um trabalho que exigiria maior dedicação e autonomia nos estudos, aceitaram o desafio e se engajaram na realização das atividades propostas;

Aos/Às pais/mães/responsáveis pela confiança no nosso trabalho, por acreditarem que, mesmo em um momento de tantas dúvidas e desconfortos, promoveríamos atividades de ensino que primassem pela qualidade.

Enfim, a todas as pessoas que apoiaram e contribuíram direta ou indiretamente com essa proposta, que foi tecida a muitas mãos e que apresentou falhas, como é natural em todo processo educacional novo, mas que traduz um forte sentimento de coletividade e objetivo comum.

 

Muito obrigado/a!

 

 

registrado em: Seabra - Notícias 2020