Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > V Semana Acadêmica

V Semana Acadêmica

publicado: 26/02/2021 20h45, última modificação: 26/02/2021 20h45

IFBA SAJ realiza V Semana Acadêmica para discutir os desafios do ensino remoto

Como primeira atividade do semestre 2020.2, o evento busca integrar discentes e docentes por meio de palestra e oficinas voltadas às AENPE. A plataforma utilizada será a Microsoft Teams. O link de acesso para as atividades dos dias 01/03 e 02/03 é: https://bit.ly/3uyGGgM. Quem preferir, pode acessar a Equipe no Teams através do código: ikymui1.

Entre os dias 01 e 03 de março, o IFBA, campus Santo Antônio de Jesus, realizará a V Semana Acadêmica, evento remoto que, além de promover o acolhimento da comunidade acadêmica para o início do semestre letivo (2020.2), busca possibilitar discussões em torno dos desafios e perspectivas do ensino remoto.

Com o tema “AENPE: desafios, troca de experiências e integração”, a Semana contará com uma programação que privilegia o diálogo entre os diferentes segmentos que compõem a comunidade acadêmica, viabilizando reflexões acerca das Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais – AENPE, normatizadas na Resolução CONSUP/IFBA nº 30, de 23 de Dezembro de 2020.

As atividades da Semana, nos três dias, ocorrerão entre as 19h e 21h, com exceção de uma das oficinas, que terá horário especial. A abertura do evento acontecerá com a participação de Geisa Reis, discentes do campus, e a estudante da UFRB, Francine Sena, que realizarão uma apresentação cultural. Nessa primeira noite, haverá, ainda, a palestra “Adaptação ao ensino remoto: desafios, expectativas e realidade no contexto do ensino superior no IFBA”, que será ministrada pelo professor doutor Dielson Pereira Hohenfeld. Com vasta experiência em ensino e pesquisa, o palestrante é licenciado em Física (UFBA), mestre e doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS); atualmente, é diretor do Departamento do Ensino Superior do IFBA.

O segundo dia do evento será dedicado à troca de experiências, em que coordenadores de curso, docentes e discentes serão convidados a relatarem os seus êxitos e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da modalidade remota.

O encerramento do evento, no dia 03, será marcado pela realização de oficinas. A primeira, ofertada para o corpo docente do campus, ocorrerá das 15h às 17h. Destinada à abordagem de metodologias de ensino remoto, a oficina será ministrada pela professora doutora Jocelma Almeida Rios. Líder do grupo de pesquisa ConECTividade e com sólida experiência no campo da Educação a Distância, a professora Jocelma tem doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA), mestrado em Redes de Computadores (UNIFACS), bacharelado em Ciência da Computação (UNIFACS) e licenciatura em Pedagogia (FBB).

Por fim, das 19h às 21h, acontecerá a oficina “Aulas online: como lidar com a procrastinação e manter o foco nos estudos” através da plataforma Google Meet, pelo link: https://bit.ly/3raG2nq, que será conduzida pela psicóloga clínica e educacional e mestranda em Psicologia do Desenvolvimento (UFBA) Julie Anne Gomes Cruz. Para essa oficina, os(as) estudantes interessados(as) deverão se inscrever através do link: https://bit.ly/3kDqMxj. As inscrições poderão ser feitas de 01/03 a 02/03, até às 18h.