Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > Nota da Direção sobre Coronavírus (covid-19)
conteúdo

Nota da Direção sobre Coronavírus (covid-19)

publicado: 14/03/2020 20h47, última modificação: 14/03/2020 20h47

RECOMENDAÇÕES À COMUNIDADE DO IFBA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está acompanhando atentamente as informações oficiais de entidades internacionais, dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias sobre a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, altamente contagioso.

Em face do agravamento da propagação da doença em todos os continentes, na última quarta-feira (11/03/2020), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19.

Instruímos que sejam observadas as recomendações constantes da Portaria nº 356 do Ministério da Saúde, de 12 de março de 2020, que regulamenta as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Mediante o exposto, o Campus Santo Antônio de Jesus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, atento à declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) e às recomendações determinadas pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Reitoria do IFBA, vem esclarecer que:

  • As atividades acadêmicas e administrativas no Campus estão mantidas por ora, conforme orientações oficiais do Ministério da Educação;
  • Estão suspensas todas as atividades com maior aglomeração de público, tais como reuniões gerais, assembleias e eventos;
  • Seguindo uma determinação da Reitoria, conforme Portaria nº1208 de 13 de março de 2020, constituirá um Comitê Local de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus (COVID-19) até o dia 17/03/2020.
  • Está monitorando com atenção e responsabilidade a situação dentro do município de Santo Antônio de Jesus e do estado da Bahia. Nesse sentido, as medidas de prevenção e contenção serão avaliadas caso a caso, em consonância com as orientações das autoridades;

 

Sugerimos aos membros da comunidade acadêmica que estejam apresentando febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, ou tenham tido contato direto com pessoas com esses sintomas, que não compareçam ao Campus, como medida de prudência e diminuição do risco de contágio. Pessoas com esses sintomas devem procurar os serviços de saúde pública para notificação e obtenção de orientação e assistência médica adequada, com posterior comprovação por meio de atestado médico.


Recomendamos  que todos/as evitem contatos físicos, tais como apertos de mão, abraços, beijos, como forma de impedir possíveis contágios

Como prevenir o contágio:
✔Lave as mãos com água e sabão e em seguida, use álcool em gel;
✔Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
✔Evitar contato próximo com pessoas doentes;
✔Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
✔Evite aglomerações se estiver doente;
✔Mantenha os ambientes bem ventilados.
✔Não compartilhe objetos pessoais.


DIREÇÃO GERAL PRO TEMPORE DO IFBA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS

registrado em: