Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > IFBA sedia reunião para debater projeto de preservação ambiental em Santo Antônio de Jesus

publicado: 01/10/2019 21h18, última modificação: 11/10/2019 11h26

(da esquerda para a direita ) - João Carlos Silva, secretário estadual de Meio Ambiente; Humberto Santiago, diretor administrativo do IFBA SAJ; Fátima do Benfica, secretária de Desenvolvimento Ecômomico e Meio Ambiente de SAJ; Edmundo Peixe, presidente do Observatório Social; Edna Matos, diretora geral do IFBA SAJ; Julimar Barreto, promotor público do Meio Ambiente e Tom Neto, presidente da Câmara de Vereadores.

O secretário estadual de Meio Ambiente, João Carlos Silva, participou de uma reunião na manhã desta terça-feira, 01, no campus do IFBA em Santo Antônio de Jesus com a presença de secretários municipais, organizações ambientalistas, promotoria pública, judiciário, polícia militar, direção do IFBA e outros representantes da comunidade acadêmica e da sociedade, sobre a criação de um plano de preservação ambiental no entorno do instituto, área localizada no campo do governo.

A reunião foi conduzida por Fátima do Benfica, secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Santo Antônio de Jesus, que apresentou um panorama do projeto de preservação. Também presente ao evento o promotor público do Meio Ambiente, Julimar Barreto, que destacou “a unidade de conservação em Santo Antônio de Jesus vai proteger o último remanescente de Mata Atlântica do município e vai dar também uma alternativa de convivência e lazer para a população”.

O secretário João Carlos defendeu a proposta, contudo sem perder a exigência técnica “retorno à secretaria, vou acionar nossos técnicos para estudarem a região e continuarei dialogando para solucionar os problemas das questões ambientais”. A secretária de Infraestrutura de Santo Antônio de Jesus, Sônia Fontes, reforçou a importância do diálogo e das parcerias com as entidades regionais.

Neste sentido, a direção do IFBA SAJ se colocou à disposição com um estudo de sustentabilidade, utilizando como suporte as técnicas de geoprocessamento. Para a diretora do instituto, Edna Matos “o IFBA teve um papel decisivo no resgate desse projeto da APA no Campo do Governo. O conhecimento cartográfico do nosso diretor administrativo, Humberto Santiago e do nosso engenheiro Civil, Fenelon Bispo, ajudou bastante na elaboração desse primeiro esboço que estamos apresentando”. Representantes de outras entidades acadêmicas, como a Universidade Federal do Recôncavo e a Universidade Estadual de Feira de Santana, também se propuseram a colaborar com os conhecimentos específicos na área ambiental.

João Carlos finalizou a reunião com o compromisso de levar as demandas relacionadas a área de preservação à gestão estadual.