Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > IFBA, Santo Antônio de Jesus forma Tradutores e Intérpretes de Libras

IFBA, Santo Antônio de Jesus forma Tradutores e Intérpretes de Libras

Formatura de TILS

Essa foi a segunda turma formada pela instituição que já totaliza 33 novos profissionais
publicado: 17/05/2019 22h02, última modificação: 23/05/2019 11h01

WhatsApp Image 2019-05-11 at 15.45.33.jpegA emoção tomou conta do auditório do IFBA, campus Santo Antônio de Jesus, neste sábado, 11, com a certificação dos novos Tradutores e Intérpretes de Libras. Durante a cerimônia percebia-se um sentimento coletivo de agradecimento, por parte dos formandos e seus familiares. Por ser o único gratuito no Estado da Bahia, o curso ofertado pelo IFBA em Santo Antônio de Jesus, nas duas turmas teve a participação de pessoas de municípios relativamente distantes como Itabuna e São Francisco do Conde.

A formanda Márcia Damasceno lembra a importância de um instituto federal para a  sociedade, "Ser tradutora e interprete e libras só foi possível porque uma pessoa sonhou e acreditou que poderia fazer a diferença, também o Instituto Federal da Bahia, campus de Santo Antonio de Jesus abraçou esse sonho e demonstrou seu comprometimento com a educação e inclusão. Hoje, em meio a tantas crises e cortes, o IFBA SAJ  certifica intérpretes dos municípios de Amargosa, Cruz das Almas, Nazaré, Santo Antonio de Jesus  e Valença e prova que com esforço e dedicação a educação nunca será um desperdício e sim a porta para um país mais justo".

Gilmara Ferreira formada na primeira turma e instrutora da segunda resume essa experiência "Se participar como aluna do curso já foi uma oportunidade de ouro, imagine poder atuar como instrutora da segunda turma? Quando saímos da universidade temos poucas oportunidades de campo para atuação, saímos um tanto inseguros para encarar a sala de aula. E ter na turma alunos de perfis diferentes e até mais experientes do que eu, representou um desafio em especial."WhatsApp Image 2019-05-11 at 11.19.03.jpeg

A coordenadora do projeto, Aline de Jesus, professora de Libras do IFBA, falou da importância do curso. "Temos bons intérpretes, mas faltava uma formação especifica, para que tivesse acesso às técnicas de tradução, ao conhecimento da história da Libras e do povo surdo, se apropriar da Libras e seus aspectos linguísticos complexos enquanto língua, para dar mais qualidade às interpretações. E, hoje, entregamos à sociedade, mais 15 profissionais preparados para atuar nas interpretações nos mais diversos espaços dando acessibilidade linguística a comunidade Surda", concluiu.

No encerramento da solenidade, a diretora do campus, Edna Matos, aproveitou para afirmar que era assim que a instituição usava os recursos públicos a ela destinados, em alusão a uma campanha difamatória que corre nas redes sociais contra as instituições federais de ensino. "Quando lhes disserem que o IFBA joga dinheiro fora, falem de como esse curso melhorou a vida de vocês", pediu aos formandos.

WhatsApp Image 2019-05-11 at 15.46.15.jpeg

"O curso de TILS, não é apenas um curso que vai habilitar uma pessoa  a ser tradutor/interprete de língua de sinais, é algo maior que uma certificação porque se trata de você dar voz as pessoas surdas, é através de nós interpretes que o surdos ocuparão  seu  verdadeiro lugar na sociedade", lembra Damasceno.

Gilmara Silva reforça a afirmação da colega, "Já temos o curso Letras Libras, na UFRB em Amargosa, desde 2010, mas o Curso de TILS tem um diferencial em razão das disciplinas contemplarem a formação específica para o profissional intérprete, com disciplinas e carga horária compatíveis para uma formação completa e direcionada para a preparação do tradutor/intérprete para os diversos contextos de atuação."

O curso de Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras Nível Médio (TILS), ofertado pelo IFBA, campus Santo antônio de Jesus tem duração de um ano e carga horária de 390 horas. Seu certificado possibilita ao portador trabalhar em todos os espaços, seja ele social, educacional ou religioso, como também participar de concursos públicos.