Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > Faça Iniciação Científica!

Faça Iniciação Científica!

publicado: 24/02/2021 12h58, última modificação: 26/02/2021 20h49

Como o próprio nome já diz, a iniciação científica (IC) irá te preparar para o mundo acadêmico e científico. A partir de um projeto de pesquisa, torna-se possível escrever um plano de trabalho de IC em que o aluno(a) poderá estudar para desenvolver algum tipo de pesquisa. Tal pesquisa pode gerar resultados e esses resultados devem ser divulgados por meio de artigos científicos. Artigos científicos podem ser publicados tanto em congressos quanto em periódicos (revistas científicas).

Com a experiência obtida na iniciação científica, você estará muito mais preparado(a) para desenvolver um bom Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - o qual é obrigatório para você finalizar o seu curso e poder colar grau. Diversas pessoas afirmam que fazer uma IC é fundamental para complementar a sua formação acadêmica e abrir novos horizontes. Por exemplo, caso você não queira seguir carreira no mercado de trabalho, você poderá seguir carreira acadêmica - seguindo para um mestrado e (por que não?) um doutorado logo após a sua graduação.

Atualmente, o IFBA-SAJ possui um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: SSMART Research Group. Tal grupo possui dois projetos de pesquisa:

O primeiro projeto é restrito à área de Ciência de Dados. Porém o segundo projeto é geral e aborda as sete linhas de pesquisa do nosso grupo:

• Aplicações em Robótica;
  • Big Data e Machine Learning;
  • Computação Aplicada;
  • Engenharia de Software;
  • Informática e Comunicação na Educação;
  • Inteligência Computacional;
  • Mídias.

Você pode escolher pelo menos uma dessas linhas de pesquisa para desenvolver seu plano de trabalho de IC ou TCC. Portanto, não espere chegar no final do seu curso para correr atrás de um orientador(a)! Comece a conversar com seus professores sobre qual poderia ser seu tema de pesquisa para desenvolver!

Para mais informações, acesse os links no menu Pesquisa. Caso você tenha qualquer tipo de dúvida, entre em contato com a Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (CPPGI) do campus: