Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > Estudantes do curso FIC de Japonês visitam Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador (ANISA)
conteúdo

Estudantes do curso FIC de Japonês visitam Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador (ANISA)

publicado: 02/12/2019 18h26, última modificação: 03/01/2020 15h56

No dia 23 de novembro de 2019, alunos do curso FIC de Japonês básico, do IFBA, campus Santo Antônio de Jesus, acompanhados pelo coordenador e professor do curso, William Jônatas, realizaram visita técnica à ANISA – Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador. A entidade sem fins lucrativos desenvolve atividades de caráter cultural com o intuito de promover, preservar e divulgar tradições japonesas.

Na ocasião, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da associação, a relação entre Brasil e Japão, a história da imigração japonesa para o estado da Bahia, tirar dúvidas sobre o aprendizado do idioma e sobre a cultura, conhecer outros estudantes de língua japonesa e as estratégias que utilizam para o aprendizado do idioma, além de obter informações sobre as bolsas ofertadas para brasileiros pelo governo Japonês.

Além disso, eles participaram do evento cultural "Japão – A identida de na nova Era", que aconteceu logo após a visita as instalações da Anisa, no teatro da UNEB, em Salvador. No espetáculo puderam ver aspectos culturais, o idioma em uso e principalmente a histórias das eras do japão até chegarmos na era atual (reiwa). 

O grupo foi recebido por Shigeki Nishimoto, membro da Anisa, e também tiveram contato com professores da instituição. Em relação à acolhida e a oportunidade dos alunos de realizarem a visita, a estudante da turma, Aline Evangelista, disse: "achei tudo muito lindo, bem organizado e uma recepção que foi maravilhosa. Muito interessante conhecer sobre a história de outras culturas no estado da Bahia". Para a aluna Siméia Brito o encontro foi de aprendizagem "proporcionou um melhor entendimento sobre a ligação estreita entre o Brasil e Japão e as possibilidades de poder viver outras experiências de educação ou de trabalho com o país."

A visita também oportunizou a relação do IFBA SAJ e a Anisa para a divulgação e promoção das bolsas de estudos do governo japonês dentro da instituição e futuras oportunidades de aprimoramento das práticas de ensino de língua japonesa pelo IFBA, além da possibilidade de  oferta de atividades culturais aos alunos do centro de idiomas do campus.

 

 

registrado em: