Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > Carta Comunidade Acadêmica
conteúdo

Carta Comunidade Acadêmica

publicado: 11/09/2020 13h04, última modificação: 11/09/2020 13h10

Cara Comunidade Acadêmica,

 

Em conformidade com a Resolução CONSUP nº 19/2020, o Campus Santo Antônio de Jesus optou pela oferta do Semestre Suplementar 2020 (art. 4º da resolução 19/2020), sendo assim estamos preparando um calendário acadêmico emergencial para a aplicação de Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (AENPE), suplementares e não obrigatórias, que se darão entre os meses de outubro a dezembro de 2020.

De acordo com o comunicado do IFBA, em 24 de agosto de 2020, destacamos:

A Resolução também estabelece claramente o caráter facultativo e inclusivo da adoção das AENPE, “respeitada a autonomia e flexibilidade de atuação de cada campi e a excepcionalidade e temporalidade do contexto atual”.

A normativa aprovada pelo Conselho Superior do IFBA, no seu artigo 5º, assegura aos estudantes que optarem por não realizar as atividades não presenciais emergenciais “o direito de continuidade dos estudos nos componentes curriculares nos quais estão matriculados, de forma presencial, que deverão ser retomados da etapa em que foram suspensos, quando do retorno do calendário acadêmico”.

Os discentes que optarem pelas Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais, mas que eventualmente não consigam acompanhar os estudos ou não obtenham aproveitamento necessário não terão “o registro de quaisquer reprovações nestas atividades”.

 

Assim, serão ofertadas atividades não presenciais no formato de disciplinas e outras atividades não curriculares, como por exemplo o evento acadêmico “Semana do Audiovisual: luz, câmera, recôncavo”, entre os dias 8 e 9 de outubro de 2020.

Vale ressaltar que as AENPE não se caracterizam como Educação a Distância (Ead), mesmo porque essa modalidade de ensino contempla muito mais ações do que as AENPE, além do que, os cursos superiores do nosso campus foram aprovados pelo MEC para ser PRESENCIAL.

Em breve será divulgado a relação das AENPE para 2020, bem como o calendário acadêmico, o calendário de matrículas e as orientações para acesso às plataformas digitais que serão utilizadas nas AENPE.

Na oportunidade, convidamos vocês a acessarem https://portal.ifba.edu.br/noticias/2020/ifba-disponibiliza-versao-online-de-aplicativos-para-estudantes-e-servidores, que contempla informações sobre as plataformas on-line.

 

Atenciosamente,

Carla Simone Barbosa de Jesus                                                                Raul Marques Leite de Souza

Diretora Geral pro tempore                                                                       Diretor de Ensino