Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > Aluno de fotografia do IFBA conquista prêmio em homenagem ao aniversário de Santo Antônio de Jesus
conteúdo

Geral

Aluno de fotografia do IFBA conquista prêmio em homenagem ao aniversário de Santo Antônio de Jesus

publicado: 21/07/2017 15h57, última modificação: 21/07/2017 15h57

18817717 1413219518733684 1226951317 o

Um olhar diferenciado que procura ver as cenas para além do óbvio, aliado aos conhecimentos básicos de técnicas fotográficas, levaram Marcos Ribeiro, aluno do Curso Básico de Fotografia do IFBA-SAJ, a vencer um concurso em homenagem ao aniversário de 137 anos da cidade de Santo Antônio de Jesus.

O Concurso Cultural "Santo Antônio de Jesus é muito mais", promovido pela Agência Muito Mais, tinha o objetivo de premiar a foto mais criativa sobre a cidade, tiradas a partir de aparelhos celulares.

Concorreram mais de 600 fotos, das quais 10 foram selecionadas pelos fotógrafos Israel Pires, Dailson Bittencourt e Gabriel Marttins.

Na mensagem de anúncio do vencedor a Agência Muito Mais destaca a sensibilidade do fotógrafo. “O olhar de Marcos Ribeiro nos levou para o futuro. Exatamente onde a cidade começou, sua fotografia nos transporta para uma cidade cada vez melhor, o espelho dela mesma, cidade que se reinventa, que cresce, mas mantém sua essência”.

18788469 1403737329721029 191050468 nMarcos Ribeiro não esconde sua alegria com o prêmio. "Participar do concurso foi um grande estímulo à minha paixão por fotografia. A junção de meus conhecimentos gerais, com algumas habilidades técnicas adquiridas no curso de fotografia oferecido pelo IFBA-SAJ, contribuíram, de alguma forma, para o alcance do meu objetivo final, estou muito feliz e grato por todas essas oportunidades."

Sobre a produção da foto, Marcos conta que “saía aos domingos e em alguns dias no meio da semana, procurando na cidade elementos para representar porque SAJ é muito mais. Vendo uma poça de lama, em frente à loja São Luiz, na Praça Padre Mateus, fiz a fotometria (medição da luz) e identifiquei o reflexo da igreja na água, tinha também algumas crianças brincando. Tirei várias fotos até chegar à vencedora”.

O coordenador do curso de fotografia, Pedro Arthur Nascimento, analisou as fotos finalistas e afirma que a produzida por Marcos foi a que mais se destacou pela composição e aderência ao tema do concurso.  “É muito gratificante ver bons frutos já do primeiro curso de fotografia do IFBA-SAJ, que se preocupa com a formação não apenas técnica, mas também artística e cultural”.

Opinião semelhante tem outro professor do Curso Básico de Fotografia, Melquíades Araújo. “É com muita felicidade e boas energias que desejo, a Marcos e a todos os estudantes maravilhosas experiências, realizações e conquistas no mundo da fotografia, sejam elas pelas lentes da câmera ou do coração”.