Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > Aluno de fotografia do IFBA conquista prêmio em homenagem ao aniversário de Santo Antônio de Jesus

Geral

publicado: 21/07/2017 15h57, última modificação: 21/07/2017 15h57

18817717 1413219518733684 1226951317 o

Um olhar diferenciado que procura ver as cenas para além do óbvio, aliado aos conhecimentos básicos de técnicas fotográficas, levaram Marcos Ribeiro, aluno do Curso Básico de Fotografia do IFBA-SAJ, a vencer um concurso em homenagem ao aniversário de 137 anos da cidade de Santo Antônio de Jesus.

O Concurso Cultural "Santo Antônio de Jesus é muito mais", promovido pela Agência Muito Mais, tinha o objetivo de premiar a foto mais criativa sobre a cidade, tiradas a partir de aparelhos celulares.

Concorreram mais de 600 fotos, das quais 10 foram selecionadas pelos fotógrafos Israel Pires, Dailson Bittencourt e Gabriel Marttins.

Na mensagem de anúncio do vencedor a Agência Muito Mais destaca a sensibilidade do fotógrafo. “O olhar de Marcos Ribeiro nos levou para o futuro. Exatamente onde a cidade começou, sua fotografia nos transporta para uma cidade cada vez melhor, o espelho dela mesma, cidade que se reinventa, que cresce, mas mantém sua essência”.

18788469 1403737329721029 191050468 nMarcos Ribeiro não esconde sua alegria com o prêmio. "Participar do concurso foi um grande estímulo à minha paixão por fotografia. A junção de meus conhecimentos gerais, com algumas habilidades técnicas adquiridas no curso de fotografia oferecido pelo IFBA-SAJ, contribuíram, de alguma forma, para o alcance do meu objetivo final, estou muito feliz e grato por todas essas oportunidades."

Sobre a produção da foto, Marcos conta que “saía aos domingos e em alguns dias no meio da semana, procurando na cidade elementos para representar porque SAJ é muito mais. Vendo uma poça de lama, em frente à loja São Luiz, na Praça Padre Mateus, fiz a fotometria (medição da luz) e identifiquei o reflexo da igreja na água, tinha também algumas crianças brincando. Tirei várias fotos até chegar à vencedora”.

O coordenador do curso de fotografia, Pedro Arthur Nascimento, analisou as fotos finalistas e afirma que a produzida por Marcos foi a que mais se destacou pela composição e aderência ao tema do concurso.  “É muito gratificante ver bons frutos já do primeiro curso de fotografia do IFBA-SAJ, que se preocupa com a formação não apenas técnica, mas também artística e cultural”.

Opinião semelhante tem outro professor do Curso Básico de Fotografia, Melquíades Araújo. “É com muita felicidade e boas energias que desejo, a Marcos e a todos os estudantes maravilhosas experiências, realizações e conquistas no mundo da fotografia, sejam elas pelas lentes da câmera ou do coração”.