conteúdo

Proflibras

por Campus Santo Antônio de Jesus publicado 26/03/2018 13h58, última modificação 21/03/2020 22h01
Proficiência em Libras

PROFLIBRAS (SIGNWRITING)
PROFLIBRAS BAHIA - Escrita do sinal.

 

AVISO: Informamos que devido as medidas de contenção ao COVID19, como a suspensão de atividades em vários campi do IFBA, ficam também suspensas as datas de realização do Exame de Proficiência em Libras/Língua Portuguesa (PROFLIBRAS - BAHIA) divulgadas no edital - 01/2020 Extensão SAJ. Contudo, permanece inalterado o período de inscrições para o exame de proficiência. Em acordo com as medidas de contenção do novo corona vírus aplicada em cada localidade, as datas de realização em cada campus serão divulgadas posteriormente na página do exame de proficiência no site do IFBA campus Santo Antônio de Jesus, sendo de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento de publicações.

PUBLICAÇÕES:

Aviso nº 2

Lista de Inscrições deferidas e indeferidas

Aviso de suspensão COVID19

Edital Proflibras 2020

Síntese do edital em Libras

 Inscrições (ENCERRADAS)

 Observação: A participação no PROFLIBRAS é totalmente gratuita e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições para o PROFLIBRAS - BAHIA estarão abertas ás 0:00 h do dia 18 de março de 2020.

 

O QUE É?

 A 1ª PROFICIÊNCIA EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA - PROFLIBRAS/BAHIA é um projeto de extensão do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Santo Antônio de Jesus, realizado em parceria com o NUPI/PROGRAD da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto extensionista une as forças de servidores e de alunos dos cursos superiores do IFBA SAJ  em uma ação em benefício não apenas do recôncavo mas do estado da Bahia como um todo. O projeto também conta com o apoio de profissionais tradutores intérpretes e docentes de Libras de mais de 20 instituições de 14 estados do Brasil e do distrito federal que atuarão como avaliadores nas etapas do exame de proficiência. 

PROFLIBRAS COLABORADORES
Mapa das intituições dos avaliadores no PROFLIBRAS BAHIA por estado.

 

Assim como os certificados de proficiência em outras línguas geralmente são aceitos em outras instituições independente do estado em que se tenha realizado a prova, o exame de proficiência em Libras - PROFLIBRAS BAHIA poderá ser aceito por intuições de outros estados que requisitem proficiência em Libras para participação em seleção de pós graduação ou atuação profissional como tradutor intérprete de Libras.

 

ONDE ACONTECE?

No IFBA Campus Santo Antônio de Jesus, mas também alcançando outros Campi do Instituto Federal da Bahia, onde as etapas do PROFLIBRAS também serão realizadas; cada local com sua respectiva data e horário, como o campus Salvador, Eunápolis, Camaçari, Valença e Brumado.

 

OBJETIVOS:

 O objetivo principal do projeto é viabilizar a certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras / Língua Portuguesa por meio da realização de bancas avaliadoras visando diminuir a barreira comunicacional de pessoas surdas no estado da Bahia por meio da disponibilização de intérpretes de Libras proficientes no idioma para atuarem nos mais diversos campos. Atrelado a esse objetivo estão alguns objetivos específicos. 

a) Certificar pessoas surdas como tradutores intérpretes;

b) Apoiar o estudo, aplicação e desenvolvimento de pesquisas e metodologias no campo da Libras;

c) Incentivar o desenvolvimento de habilidades de tradução e interpretação em Libras e Língua Portuguesa;

d) Certificar profissionais para a tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa para o desenvolvimento educacional e permanência de alunos surdos nas escolas;

e) Maximizar o aprendizado, interação e expressão de educandos surdos do estado da Bahia em suas respectivas salas de aula por meio da certificação de intérpretes de Libras;

f) Aumentar a atenção dada ao atendimento ao discente surdo e com deficiência auditiva através de projeto de extensão que envolva a Libras;

g) Atender a demanda de difusão do conhecimento e formação de profissionais de apoio ao atendimento de necessidades especificas da pessoa surda no Recôncavo da Bahia;

h) Fomentar o trabalho cooperativo entre profissionais de diferentes instituições que atuam com a comunidade surda.

 

METODOLOGIA:

A Proficiência será constituída de 3 fases para ouvintes e 2 fases para surdos:

a) Prova de Tradução da Libras para a modalidade escrita da língua portuguesa;

b) Prova de Interpretação de Libras para Língua Portuguesa (Versão Voz) para ouvintes;

b) Prova de Interpretação de Português para Libras (Versão Sinalizada).

A Proficiência em Libras será regida por edital de extensão e operacionalizada pela Coordenação de Extensão do Campus Santo Antônio de Jesus.

  

Coordenação de aplicação Santo Antônio de Jesus - BA:

William Jônatas Vidal Coutinho

Charlesson dos Santos Ribeiro Lopes

Coordenação de aplicação Salvador - BA:

Erivaldo de Jesus Marinho

Gabriela Mattos de Souza

Coordenação de aplicação Camaçari - BA:

Elizabete Ferreira Gomes de Oliveira

Juciara da Fonseca Rios

Coordenação de aplicação Eunápolis - BA:

Dione Livia Lima Barboza

Eliane Santos Barreto

Coordenação de aplicação Brumado - BA:

Jeovane Soares Rodrigues

Coordenação de aplicação Valença - BA:

Marcia Rebeca de Oliveira Lima

Igor Rosário Santos

 

CONTATO:

Coordenação de extensão IFBA - Campus Santo Antônio de Jesus

Responsável: William Jônatas Vidal Coutinho

Telefone/Whatsapp: (71) 3221-0394

E-mail: extensao.saj@ifba.edu.br