Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Ensino > Cursos Tecnologos > Análise e Desenvolvimento de Sistemas
conteúdo

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

por Campus Santo Antônio de Jesus publicado 25/07/2017 15h56, última modificação 19/11/2019 15h12

1. Apresentação

O curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pretende oferecer uma formação em nível superior gratuita e de qualidade, proporcionando aos estudantes conhecimentos tecnológicos que os propiciem não apenas competências e habilidades para ingressar no mercado, mas também para a criação e o fortalecimento de um nicho mercadológico de Tecnologia da Informação na realidade local, com o objetivo de colaborar significativamente para o desenvolvimento econômico e social da região, através da produção de inovação tecnológica voltado para o desenvolvimento de soluções de software multiplataforma.

 2. Objetivo

O objetivo do curso é a formação qualificada de tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, observando os aspectos necessários à atuação na área de Tecnologia da Informação em geral, e na Análise e Desenvolvimento de Sistemas em particular. Isto se deve refletir em formação prática, com uso de ferramentas e técnicas atualizadas, bem como em um nível de fluência em Língua Inglesa adequado à atuação profissional. Este objetivo está em consonância com os demais, que são:

  • Formar profissionais capazes de compreender e dominar o processo de construção de desenvolvimento de software e assim, realizar atividades de análise, especificação, projeto, implementação, teste, suporte e manutenção de sistemas computacionais;
  • Desenvolver a capacidade empreendedora dos estudantes, com incentivo à produção e à inovação científico-tecnológica e o desenvolvimento de competências profissionais e tecnológicas, com capacidade de aprendizado contínuo e avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Disponibilizar aos alunos um curso com flexibilidade na formação, interdisciplinaridade e atualização permanente de seus currículos;
  • Associar teoria e prática;
  • Ofertar a Língua Inglesa de forma diferenciada, com objetivo de atender as demandas específicas do mundo do trabalho. 

 

3. Perfil do Egresso

O Curso se propõe a formar um profissional que possa atender às necessidades do mundo do trabalho, com ênfase nas atividades de construção e desenvolvimento de software além de viabilizar o projeto de vida do acadêmico conforme os objetivos e a missão da Instituição. A formação técnica será complementada através do incentivo a capacidade empreendedora do acadêmico, além da oferta, de forma diferenciada, de Língua Inglesa necessária para o exercício da profissão.

O egresso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas IFBA/Santo Antônio de Jesus com esta formação deverá ser um profissional capaz de desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação. Conhecer a estrutura física dos equipamentos e seus periféricos. Ter noções de gerenciamento e se manter atualizado sobre aplicativos, ambientes operacionais e linguagens de programação.

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas desenvolverá suas atividades em empresas públicas e privadas da área de Tecnologia da Informação, bem como inserido nas equipes de desenvolvimento interno da área de Tecnologia da Informação das organizações em geral. O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também poderá atuar como programador em fábricas de software ou como livre empreendedor, ofertando seus serviços diretamente ao mercado.

O tecnólogo egresso deverá ter condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da agregação de novas tecnologias e desenvolvimento de novas estratégias de negócios.

O egresso do curso estará habilitado a:

  • Levantar requisitos de software relativos a diferentes ramos de negócio;
  • Modelar soluções que melhor atendam às necessidades do negócio;
  • Elaborar projetos lógicos e físicos de sistemas de informação;
  • Planejar projetos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas envolvendo estimativas de esforço, prazo e custo;
  • Atuar como programador na codificação de soluções computacionais;
  • Atuar como arquiteto de sistemas;
  • Propiciar meios de interação entre os acadêmicos e a sociedade, de forma a propagar novas tecnologias e absorver tendências e necessidades do mercado no âmbito da análise e desenvolvimento de sistemas;
  • Identificar oportunidades de negócios desenvolvendo a criatividade, a inovação, e a capacidade empreendedora para propor soluções na área computacional.
  • Uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade.

 O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deverá estar apto a atuar nas seguintes áreas da Tecnologia da Informação:

  • Análise e projeto de sistemas;
  • Desenvolvimento orientado a objetos;
  • Desenvolvimento para web e,
  • Bancos de dados.     

      

4. Documentos

Matriz Curricular

Projeto Pedagógico do Curso

Atividades Complementares

 

COORDENAÇÃO:

GEORGE PACHECO PINTO / E-mail: coads.saj@ifba.edu.br 

Designado pela PORTARIA 2169 de 04/07/2018